Esta semana falava com uma colega que tirou recentemente o curso de Yoga Kids e que me confessou que estava um pouco insegura em relação ao que fazer durante as aulas, pois tinha sido algo pouco abordado durante o curso.
Foi então que decidi juntar alguns exercícios com baralhos que deixam as crianças envolvidas e incluem as posturas que nos são ensinadas nos cursos.
Estes exercícios podem ser incorporados em aulas de Yoga Kids dos 4 aos 11 anos.
Aqui ficam eles:
1 - Lava quente
Com os tapetes dispostos em círculo, imaginamos que no centro está um enorme vulcão que cospe lava - inundando toda a sala em torno dos tapetes. Por essa razão, os pequenotes só podem caminhar em cima dos tapetes e, enquanto a música toca, circulam no sentido dos ponteiros do relógio, de tapete em tapete. Antes disso, baralhaste as cartas e, quando a música pára, retiras uma carta e todos fazem a postura que sai, cada um no seu tapete - durante 3 respirações (também podes incluir algum movimento com as posturas, os vinyasas ajudam-nos a estar mais atentos e a não fazer as respirações a correr para ir rapidamente para a próxima carta).
De seguida, vais incluindo complexidade: se ouvirem a taça, circulam para o lado contrário; se ouviram 2 toques na taça, só podem andar ao pé-coxinho, por aí fora - a tua imaginação é o limite.
2 - Jogo da memória
Eles adoram este jogo. Precisas de 2 baralhos iguais - baralhos de animais funcionam sempre bem. Baralhas as cartas todas e dispões no chão, uma a uma, viradas para baixo. A ideia é que cada aluno encontre um par. Quando falha, passa a vez. Quando encontra 2 cartas iguais, todos fazem a postura por 4 respirações e o mesmo aluno joga novamente. A ideia não é competir mas demonstrar que é preciso 'errar' (virar cartas que não formam par) para acertar.
Fazer o jogo em equipas é mais interessante (a cada jogada, cada membro da equipa vira uma carta). Assim, estimulamos a comunicação, entre-ajuda e trabalho em equipa.
3 - Charadas
Com todos os alunos num círculo, alguém começa por tirar uma carta do baralho e fazer a postura, sem mostrar a carta que sai aos colegas. Todos tentam adivinhar. Quando alguém adivinha, recebe o baralho e tira a carta, para os restantes colegas adivinharem.
Com os mais velhos, podes pedir a quem tira a carta que guie os colegas a entrar na postura enquanto tentam adivinhar.
Estes exercícios, mais ativos, são óptimos para trazer movimento para a aula e deixar que eles usem a sua energia para fortalecer e movimentar o corpo. São também maneiras óptimas de trazer as posturas para a aula de uma maneira mais lúdica - o tempo vai voar enquanto estão focados nos jogos e não vão querer terminar nunca!
Já experimentaste algum destes? Conta-me como correu, nos comentários. Quero saber tudo.
Gostaste deste plano de aula de Yoga Kids, então guarda-o no Pinterest para veres mais tarde:
Comments