top of page

A importância de educar para o amor-próprio

Foto do escritor: ana netoana neto

Para alguns de nós, amar outros é fácil, mas quando toca a amar-nos a nós a coisa fica mais difícil. Esta dificuldade, muitas vezes, pode estar relacionada com a ideia de que amar-me é egocêntrico. Esta ideia, ou crença limitadora, advém um pouco da nossa cultura que tende a apontar o dedo às pessoas que se demonstram muito certas de si.


Rapariga encostada a parede com palavra Love
Amor-próprio também é amor

Amares-te não é achares que és melhor que os outros ou que mereces mais que os outros, é acerca de reconheceres o teu valor e de aceitares ou assumires que também tu mereces amor. Tu mereces todo o amor que tens para dar e a pessoa mais importante que te pode dar amor és tu própria. Esta ideia é extremamente importante para um crescimento saudável. Uma auto-confiança forte evita que as crianças se deixem levar pelas ideias dos outros, ensina-as a ouvir as suas vontades e a segui-las e evita que, mais tarde, elas permitam que outros tenham comportamentos menos corretos com elas.


Deixo-te 3 benefícios de educares para o amor-próprio:


Mais felicidade

Quando as crianças se amam, elas são capazes de reconhecer as suas qualidades. Escolhem encontrar-se com bondade, elogios e apreço. Concentram-se no bem e, ao fazê-lo, esse bem expande. Como resultado, sentem mais confiança, motivação e encontram mais prazer nas suas vidas.


Mais bem-estar

Quando as crianças se amam, há a tendência de se rodearem apenas de coisas e pessoas que lhes façam bem. Elas acabam por aprender a nutrir-se e adquirem práticas de auto-cuidado, que as ajudam a crescer e a seguir em frente. Encontram equilíbrio fisico, intelectual, emocional e espiritual. A sua essência começa a vir ao de cimo.


Um mundo melhor

Quando aparecem em equilibrio, alinhadas com a sua essência, as crianças inspiram quem as rodeia e a comunidade que vive em seu redor. Quanto se amam, tornam-se melhores a apoiar os outros e a ser positivas para aqueles ao seu redor. Tornam-se um exemplo para as pessoas com que se cruzam, encorajando-as a amarem-se mais e a amarem mais os outros também.


Quando as crianças se amam, elas vivem uma vida equilibrada. Tornar-se-ão adultos mais equilibrados também e levarão uma atitude mais positiva onde quer que vão.

E é óptimo saber que o que começa numa pessoa se pode estender ao resto do mundo também, não é?


 

Segue-nos nos nossos canais: Facebook | Instagram

 
 
 

Commentaires


bottom of page