top of page
  • Foto do escritorana neto

Dicas para pais: conexão com as crianças durante as férias escolares

As férias escolares são uma oportunidade única para a conexão entre filhos e pais, de maneira profunda e significativa! Neste período de pausa, há a oportunidade de fortalecer os laços familiares e construir memórias afetivas que durarão toda a vida.


mãe a abraçar filho, na praia
Conexão com as crianças durante as férias escolares


A Importância da Conexão

A frase de Dan Siegel, "estar presentes e atentos às nossas crianças é o melhor presente que lhes podemos dar", resume de forma brilhante a importância da conexão emocional e da presença genuína na vida dos mais pequenos.


Quando estamos realmente presentes e atentas, estamos verdadeiramente envolvidas na vida das nossas crianças, demonstrando interesse genuíno nas suas experiências, sentimentos e necessidades.


Essa presença consciente permite compreendê-las de maneira mais profunda e empática, o que é fundamental para o seu desenvolvimento emocional e bem-estar geral.


Quando estamos presentes e atentas, as nossas crianças sentem-se seguras e amadas. Esta segurança é essencial para que possam explorar o mundo, enfrentar desafios e desenvolver confiança em si mesmos. Saber que podem contar com o apoio e o carinho dos pais cria uma sensação de segurança emocional que é essencial para o crescimento saudável.


Além disso, a conexão emocional estabelecida através da presença atenta fortalece o vínculo afetivo entre pais e filhos. Essa conexão é o alicerce para um relacionamento saudável e amoroso, permitindo que os filhos se sintam compreendidos e valorizados nas suas qualidades mais singulares.


Quando atendemos aos seus sentimentos e emoções, elas aprendem a reconhecer e a expressar as emoções sem condicionamentos. Essa habilidade é fundamental para o desenvolvimento de uma boa saúde mental e emocional.


É uma habilidade que pode ajudar a prevenir problemas de comportamento e dificuldades maiores no futuro. Quando elas se sentem verdadeiramente ouvidas e acolhidas, é menos provável que recorram a comportamentos inadequados como uma forma de chamar a atenção ou de arranjar mecanismo para fugir ao que estão a sentir no momento.


Através desta conexão continua e constante, estamos a contribuir para a formação de indivíduos mais felizes, saudáveis e resilientes.


Tempo de Qualidade

Durante as férias, reserva tempo para dedicar momentos exclusivos aos teus pequenotes.


Sem distrações ou correrias, esse "tempo de qualidade" é essencial para que eles se sintam ouvidos e compreendidos.


As conversas, brincadeiras e atividades compartilhadas promovem o vínculo afetivo que tem benefícios impossíveis de medir, que serão visíveis para o resto das suas vidas.


Deixámos algumas atividades para que possam partilhar momentos únicos juntos:


Praticar gratidão

Incentiva a prática da gratidão em família. Diariamente, antes de dormir ou durante o pequeno-almoço, perguntem uns aos outros o que agradecem neste dia.


Esta prática simples e poderosa promove a valorização das coisas boas que o dia traz e momentos positivos que a vida nos oferece.


Se tiveres interesse em saber mais acerca dos benefícios desta prática, espreita este post acerca do poder de agradecer.


Expressão Criativa

Proporciona oportunidades para que as crianças se expressem de maneira criativa.


Podem criar cartões, desenhos, poemas ou até mesmo pequenas peças teatrais sobre um tema à escolha.


Essas atividades artísticas fortalecem o laço familiar e fomentam a liberdade de expressão dos sentimentos.


Explorar a Natureza

Aproveita o tempo para se aventurarem juntos ao ar livre.


Explorar a natureza é uma maneira maravilhosa de desacelerar, apreciar a beleza ao nosso redor e desenvolver um sentimento de conexão com o meio ambiente.


Prática de Yoga e Mindfulness

E que tal praticar algo tão reconfortante juntos?

Além de ajudar a acalmar as mentes agitadas, é uma excelente maneira de trazer alguma paz interior e promover o equilíbrio emocional de toda a família.

Dica extra

O nosso baralho de animais dos Oceanos é o preferido deste Verão. Com ele, vão ter mais de uma dezena de posturas para praticar e, além disso, vão desenvolver a consciência da importância destas espécies e deste habitat, tão importante para a saúde do planeta. Além de que, vão encontrar alguns destes animais nas vossas idas à praia, certamente.



Celebrem as conquistas

Valoriza e celebra cada conquista dos teus filhos, por menor que seja. Comemorem juntos os esforços e progressos em diferentes áreas da vida. Estas celebrações fortalecem a auto-confiança e incentivam a procura de novos desafios.


Esta conexão é algo precioso, criando memórias felizes e duradouras para toda a família. 💝 Estas dicas podem ser feitas por um pequeno período de tempo, diariamente, ou, uma por dia. Se há uma que vais querer fazer diariamente é a da prática da gratidão: são poucos minutos, podem fazê-lo antes da refeição, ao deitar ou a qualquer outra altura do dia, e os seus frutos são inestimáveis.


Aproveita cada instante ao lado dos teus pequenotes, criem vínculos profundos e vivam momentos inesquecíveis juntos! 🌠✨


Que estas férias sejam repletas de amor, alegria e gratidão em abundância! 🤗🌻

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page