top of page

Manter a calma durante as festas: como o yoga e a meditação podem ajudar as crianças

Foto do escritor: ana netoana neto

As festas podem agitar as crianças de várias maneiras. Da mudança de rotinas à excitação e expectativa aliada à época; dos eventos sociais ao excesso de estímulos de vários tipos, esta altura tem os ingredientes certos para criar um ambiente de agitação para as crianças.


Irmãos a cozinhar, durante o Natal
Manter a calma durante as festas

Durante as festas, a rotina diária, muitas vezes, é alterada. Horários de sono, alimentação e atividades podem ser diferentes pelos mais diversos motivos, o que pode causar desconforto e agitação.


A atmosfera festiva geralmente traz também muita excitação, seja pela chegada de familiares ou amigos, presentes, decorações especiais ou eventos comemorativos. Essa empolgação pode deixar as crianças agitadas e com dificuldade em acalmar.


Decorações festivas, música alta, luzes brilhantes e uma grande quantidade de comida podem ser estímulos sensoriais intensos para as crianças, que podem também causar uma sobrecarga sensorial.


Pode também haver uma pressão implícita nas festas para que as crianças se comportem de certa maneira, cumprimentem pessoas, demonstrem gratidão pelos presentes, entre outros comportamentos esperados. Essas expectativas sociais podem ser stressantes para algumas crianças.


Então, que estratégias podemos usar para as ajudar a lidar com as emoções e o stress associados a essas situações?


1. Prática de Respiração e Relaxamento

Ensinar técnicas simples de respiração profunda e exercícios de relaxamento pode ajudar as crianças a se acalmarem em momentos de stress. Respirar profundamente e contar lentamente até cinco, por exemplo, pode ser uma prática eficaz.


2. Criar Momentos de Quietude

Reserva um espaço tranquilo e calmo durante as festas para que as crianças possam retirar-se quando se sentirem sobrecarregadas. um canto da calma permite que elas tenham um tempo e um espaço para relaxar e se acalmar.


3. Prática de Yoga e Meditação

Introduz pequenas praticas de yoga simples e exercícios de meditação que possam fazer junt@s. Estas práticas podem ajudá-las a conectar com o momento presente e a encontrar calma interior.


4. Estabelecer Expectativas Realistas

Conversa com as crianças sobre as festas e estabelece expectativas realistas sobre o que podera acontecer. Isso pode ajudá-las a preparar-se emocionalmente para os eventos que estão por vir.


5. Incentivar a Expressão Emocional

Oferece um ambiente onde as crianças se sintam à vontade para expressar os seus sentimentos. Isso pode ser feito através de conversas abertas, desenhos, escrever no diário ou outras formas de expressão artística.


6. Manter Rotinas Consistentes

Tenta manter algumas rotinas básicas, como horários regulares de sono e refeições, para dar às crianças uma sensação de estabilidade durante esta época.


7. Promover Atividades Criativas e Divertidas

Organiza atividades que possam servir como distração positiva, como jogos, artesanato ou histórias relacionadas com as festas, proporcionando momentos de diversão e relaxamento.


8. Participação Ativa dos Adultos

Os adultos podem ajudar ao modelar comportamentos calmos, oferecendo apoio e sendo compreensivos com as emoções das crianças.


Ao adotar estas estratégias, podes criar um ambiente mais acolhedor e apoiar as crianças, ajudando-as a lidarem de forma mais eficaz com as emoções e o stress durante as festas.


Desafiamos-te a experimentar algumas destas técnicas e a descobrir como pequenos momentos de yoga e meditação podem fazer uma grande diferença neste Natal agitado.


Compartilha as tuas experiências nas redes e não te esqueças de nos marcar através da tag @oficina.beeshanti e alegrem-se ao criar novas tradições conscientes neste Natal!


Desejamos a tod@a um Natal repleto de amor, paz e momentos de tranquilidade.





 
 
 

Comments


bottom of page