top of page
  • Foto do escritorana neto

O ano letivo está aí a chegar - porque me preocupar?


Os últimos 18 meses têm sido, no mínimo, desafiantes.


O cenário anterior já era de professores à beira do esgotamento, sob forte pressão para compensar tempo perdido, ajudar os alunos a enfrentar os desafios normais da sala de aula e de um mundo em constante mudança.


Os alunos, por sua vez, graças à velocidade dos dias de hoje, já se sentiam numa luta constante, em termos relacionais, emocionais e académicos. A vida dita ‘normal’ já se encarregava de os deixar ansiosos, frustrados e inquietos. O COVID veio tornar estas inquietações 1000x piores.


Então, como podemos ajudar os mais pequenos a lidar com tudo isto? Como podemos fornecer as ferramentas para lidar com a vida, com as situações que ela nos traz? Como podemos desenvolver resiliência, reduzir o stress e estar prontos para aprender com os obstáculos?


Para nós, há uma resposta a estas perguntas: Yoga e atenção plena podem tornar este ano letivo mais fácil para as tuas crianças e também para ti!


Por apenas 10 minutos de Yoga em sala de aula, podemos trazer benefícios como:

  • Maior capacidade de resiliência:

    • Construir auto-estima não só psicológica como física,

    • Desenvolver sentimento de pertença, criando a sensação de segurança, criando rotinas (que ajudam a criança a saber o que vem a seguir, dando-lhes oportunidade para elaborar e planear as suas ações)

    • Construir empatia, no contacto com o outro e na identificação das emoções (próprias e do outro),

    • Estimular pensamento positivo.

  • Mais envolvimento, movimento e diversão com pequenos jogos e exercícios de Yoga.

  • Recursos rápidos para desenvolver foco e concentração.

  • Aprender a regular o sistema nervoso, através de exercícios de respiração e atenção plena que nos permitem pausar o modo ‘fight or flight’.

  • Criação de laços entre colegas: através de maneiras simples e divertidas de interagir, se envolverem e conectarem.

  • Em geral, melhor adaptação aos desafios da sala de aula:

    • mais conexão consigo próprios, com os seus corpos e com os colegas,

    • melhor capacidade de auto-regulação e desaceleração.


Com o fim das férias e o novo ano letivo aí a chegar, considerar 10 minutos por dia para exercícios simples (que até podem ser feitos nas suas cadeiras) pode ser uma estratégia simples para os ajudar nestes momentos que já são desafiantes por natureza.


Além disso, trabalhar com as famílias, construindo exercícios que ajudem a trazer mais calma e tranquilidade não só para as crianças como para todos os que as rodeiam, pode ser um investimento cujo retorno será gigante. E pode ser algo tão simples como implementar um momento de gratidão no fim do dia, em que a criança (antes de deitar, por exemplo) é convidada a parar e a refletir sobre 3 coisas boas que aconteceram no seu dia. Um exercício destes, que pode demorar apenas 3 minutos, ajuda a construir um olhar mais positivo sobre os eventos do dia-a-dia, ajudando-os a ver a vida através de uma perspectiva mais fácil, alegre e tranquila.


Não seria ótimo ter uma caixa de ferramentas para ajudar a gerir as grandes emoções e a falta de foco que podem surgir conforme o ano letivo se desenrola? Se procuras dicas para o Yoga escolar, espreita este post que criámos para ti.





 

Referências:

  • Weaver LL, Darragh AR. Systematic Review of Yoga Interventions for Anxiety Reduction Among Children and Adolescents. Am J Occup Ther. 2015 Nov-Dec;69(6):6906180070p1-9. doi: 10.5014/ajot.2015.020115. PMID: 26565100.

  • Butzer B, Day D, Potts A, Ryan C, Coulombe S, Davies B, Weidknecht K, Ebert M, Flynn L, Khalsa SB. Effects of a classroom-based yoga intervention on cortisol and behavior in second- and third-grade students: a pilot study. J Evid Based Complementary Altern Med. 2015 Jan;20(1):41-9. doi: 10.1177/2156587214557695. Epub 2014 Nov 19. PMID: 25412616; PMCID: PMC4410873.


44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page