top of page
Foto do escritorana neto

Professora do mês de Abril - Márcia Viana

Voltamos com a rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Banner da Professora do mês de Abril
Professora do mês de Abril

Quando terminei o meu curso de Yoga Kids e olhei para a pilha (enorme!) de livros que foi partilhada connosco durante a aula sobre recursos, decidi comprar um livro de autoria portuguesa, ligado à Natureza - porque acredito que precisamos ser, cada vez mais, lembrados que somos parte dela - e que pudesse entregar uma mensagem importante às crianças a quem iria dar aulas.


Esse livro foi "A Primavera do Yoga", da colecção Yoga das Estações, da Márcia Viana. E foi o único livro com que dei as minhas primeiras aulas de Yoga a crianças. Hoje, percebo que o facto de ele funcionar tão bem nas aulas tem que ver com o espaço do qual saiu: o coração.


Pelas palavras da Márcia, vão perceber que há uma entrega muito grande da sua parte que não é uma entrega ao trabalho mas uma entrega a cada criança a quem ela leva o Yoga. A Márcia deixa também uma mensagem importante a quem está agora a iniciar o caminho. Sem mais demoras, vou deixar-vos ler as suas palavras.


É com uma alegria enorme dentro do coração que partilhamos convosco esta entrevista:


O que te fez começar a dar aulas?


Na altura em nasceu o meu primeiro filho eu era veterinária e trabalhava numa empresa como comercial. Ganhava bem, tinha uma situação confortável na empresa, mas não era feliz a fazer o que fazia e queria muito estar presente no crescimento do meu filho. Fazia yoga há vários anos e em conversa com uma amiga surgiu a ideia de fazermos a formação de yoga para bebés e crianças. 2 semanas depois de terminar a formação já estava a dar aulas em colégios e assim foi, até hoje!



Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?


O Marco Peralta é sem dúvida uma referência para mim! Enquanto professor e enquanto ser humano. A forma como transmite o seu conhecimento profundo sobre o yoga é inspiradora e faz-me ter vontade de querer saber sempre mais e mergulhar cada vez mais fundo na magia do yoga.



Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?


Sim, faço a minha prática pessoal e sempre que posso faço práticas guiadas por outro professor! Já pratiquei diferentes estilos, mas a minha prática é de hatha yoga.



O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?


O que mais influencia as minhas aulas são as crianças com quem trabalho. Tento sempre estar atenta aos seus interesses e gostos e trazer isso para as nossas práticas. Elas são a minha grande inspiração!


professora de yoga a fazer ajuste numa criança
Márcia a dar uma aula

Por falar em influências, o meu primeiro livro de yoga para crianças foi o teu livro "A Primavera do Yoga". Como surgiu a ideia do Yoga das Estações?


Que giro!! E que honra! A vontade de escrever um livro infantil de yoga e mindfulness foi nascendo dentro de mim de forma muito natural, já que eu estava sempre a inventar histórias para as aulas com os mais pequenos. Um dia partilhei essa vontade com as minhas colegas da Casa Capaz (o projeto que eu abraçava na altura e que é a editora desta coleção). A verdade é que eu achava que era uma loucura pensar naquilo, naquele momento. Mas elas adoraram a ideia e juntas fizemos acontecer! Nasceu assim A Primavera do Yoga, já com a promessa que seria o primeiro livro de uma coleção de histórias com as quatro estações!



E como é escrever um livro de Yoga para crianças?


É maravilhoso! É uma oportunidade de visitar a nossa criança interior, de dar vida às nossas histórias! Sempre fui apaixonada por letras… adoro ler e sempre gostei de escrever. E poder fazê-lo para os miúdos, é incrível! Os meus livros são muito simples e realistas, porque também têm uma base Montessori com a qual me identifico muito. E por isso contam histórias através de vivências com que muitas crianças se relacionam, se revêm! E é muito bom sentir isso quando levo os livros às escolas e às sessões com famílias!


Aula de yoga para crianças
Livro "A Primavero do Yoga"

Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?


O yoga proporciona às crianças ferramentas que elas aprendem hoje e que podem usar para sempre. Principalmente ferramentas de autorregulação: uma oportunidade de se conhecerem melhor e de perceberem o que sentem, como sentem e como podem manifestar de forma saudável o que sentem. A possibilidade de terem uma prática onde aprendem o poder da respiração na sua regulação emocional, e onde têm o espaço para simplesmente Serem quem são, é de um valor incalculável, não só porque as ajuda a viverem e a crescerem mais equilibradas e felizes mas também porque contribui para que tenhamos adultos, também eles mais equilibrados e felizes, no futuro.



Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?


Todas as crianças beneficiam da prática do yoga, porque lhes dá a possibilidade de se conhecerem melhor. De aprenderem a olhar para elas mesmas. Cada vez mais as crianças são colocadas em situações de grande pressão, e isso tem efeitos muito nefastos no seu crescimento. Felizmente, através do yoga, conseguimos ir semeando pequenas sementinhas de calma, de amor, de inteligência emocional, de gratidão. E as crianças são incríveis na sua capacidade de adaptação e de ultrapassar obstáculos. Já acompanhei crianças com questões de agressividade que passaram a ser capazes de verbalizar o que sentem antes de usarem as mãos para bater, crianças com dificuldade de lidar com a pressão na escola e que passaram a saber como se acalmar em situações de maior exigência, miúdos com dificuldades na relação social e que passaram a conseguir estar com os pares de forma mais saudável, outros com muita dificuldade de se focarem e que gradualmente vão desenvolvendo a sua capacidade de atenção. São muitos os casos, felizmente, que validam aquilo que vamos levando até às crianças. Mas é importante dizer que nada disto acontece de um dia para o outro… é um trabalho contínuo, de muita presença e integrado com a escola e família sempre que possível.



Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?


São os sorrisos, os abraços, os “adoro-te”. É vê-los crescer… sou tão feliz aos vê-los crescer! Acompanho algumas crianças há quase 8 anos… e sinto um orgulho tão grande nos seres humanos que são! É muito bom!


Márcia com o livro "A Primavera do Yoga"
Márcia com o livro "A Primavera do Yoga"

Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?


Acredito que todos temos uma centelha de Luz que nos torna especial à nossa maneira! Então o que lhes diria é para nunca duvidarem do quão especiais são e para viverem um dia de cada vez! Há dias mais difíceis (como em tudo!) em que duvidamos, e outros em que tudo o que fazemos é validado pelo sorriso de 1 criança! E isso faz tudo valer a pena! Nem sempre é fácil, mas vale muito a pena!



Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?


Adoro o baralho dos chakras!! Mesmo! E faço um jogo onde o uso sempre que falamos dos centros energéticos! E também uso muito o do Pai Natal.




Onde é que os pais que estão a ler esta entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)


Fisicamente no meu espaço de Yoga na Amora, a Casa Samyama! Estão todos convidados a virem conhecer-nos e a praticar connosco (miúdos e graúdos!). Digitalmente podem conhecer um pouco melhor o meu trabalho no meu site (www.umcaminhoderegressoati.pt) e nas redes sociais (Instagram: @marciaviana.yoga; Facebook: Um caminho de Regresso de ti - Márcia Viana; Telegram: Um Caminho de Regresso a Ti)





Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️


151 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page