Apresento-vos a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.
Para começar esta rubrica, convidei alguém por quem tenho uma admiração gigante. Não só pelo trabalho que faz pelas crianças mas também pela vontade enorme que tem de partilhar a sua experiência e ajudar outras professoras a criar aulas tão inspiradoras como as suas.
A Maria José está por trás de alguns dos baralhos que vês na Oficina Bee Shanti, foi ela a mente por trás do Baralho de Halloween e dos Animais de Inverno, por exemplo. Além disso, a Maria José criou o Yogapólio dos Animais, um jogo de tabuleiro que tive a honra de ilustrar e que podes encontrar na sua página de Instagram.
Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Maria José:
O que te fez começar a dar aulas?
Adoro crianças e fiquei fascinada quando tirei a minha primeira formação de Yoga para crianças e quis logo pôr em prática tudo o que aprendi. Como sou criativa a minha cabeça nunca mais parou de pensar em coisas que podessem fazer as crianças felizes a praticar Yoga.
Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?
Ana Salazar da Total kids, a minha primeira formadora.
Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?
Pratico hatha yoga.
O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?
Nas minhas aulas eu procuro ir sempre ao encontro do que as crianças mais gostam, os jogos. as músicas e as histórias. Adoro dar aulas aos meninos do pré escolar e por isso tudo o que estiver relacionado com animais, natureza e estações eu procuro adaptar para o Yoga. A inspiração vem das crianças 😊
Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?
Com as posturas, ajuda-as a terem maior consciência do seu corpo, e com os pranayamas, ajuda-as a terem maior consciência da sua respiração e consequentemente a se auto controlarem. A gerirem melhor as suas emoções e a ficarem mais calmas e relaxadas.
Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?
Cada vez mais as crianças são vítimas das acções dos adultos e com o Yoga elas conseguem adquirir ferramentas para se auto ajudarem. Alguns dos meus alunos conseguiram melhorar a sua auto estima, a terem mais confiança. Deixaram de tomar medicação e de ter ataques de pânico. Aprenderam a lidar com as suas emoções e a controlarem a ansiedade. São mais felizes.
Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?
É ver a criança feliz e que quando ela precisa de ajuda ela sabe que eu estou ali para a ajudar, o simples escutar a criança é conseguir ir ao encontro da necessidade dela é uma boa recompensa.
Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?
É difícil responder 😉, são todos os meus favoritos😁
Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)
Podem me encontrar em V. N. Famalicão no Espaço Yogin (física). @mariayogababykids - Instagram.
Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️
Comments