top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Agosto - Maria José

Apresento-vos a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Banner com foto de Maria José com uma taça tibetana
@mariayogababykids

Para começar esta rubrica, convidei alguém por quem tenho uma admiração gigante. Não só pelo trabalho que faz pelas crianças mas também pela vontade enorme que tem de partilhar a sua experiência e ajudar outras professoras a criar aulas tão inspiradoras como as suas.


A Maria José está por trás de alguns dos baralhos que vês na Oficina Bee Shanti, foi ela a mente por trás do Baralho de Halloween e dos Animais de Inverno, por exemplo. Além disso, a Maria José criou o Yogapólio dos Animais, um jogo de tabuleiro que tive a honra de ilustrar e que podes encontrar na sua página de Instagram.



Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Maria José:


O que te fez começar a dar aulas?

Adoro crianças e fiquei fascinada quando tirei a minha primeira formação de Yoga para crianças e quis logo pôr em prática tudo o que aprendi. Como sou criativa a minha cabeça nunca mais parou de pensar em coisas que podessem fazer as crianças felizes a praticar Yoga.


Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?

Ana Salazar da Total kids, a minha primeira formadora.


Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?

Pratico hatha yoga.


O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?

Nas minhas aulas eu procuro ir sempre ao encontro do que as crianças mais gostam, os jogos. as músicas e as histórias. Adoro dar aulas aos meninos do pré escolar e por isso tudo o que estiver relacionado com animais, natureza e estações eu procuro adaptar para o Yoga. A inspiração vem das crianças 😊


Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?

Com as posturas, ajuda-as a terem maior consciência do seu corpo, e com os pranayamas, ajuda-as a terem maior consciência da sua respiração e consequentemente a se auto controlarem. A gerirem melhor as suas emoções e a ficarem mais calmas e relaxadas.


Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?

Cada vez mais as crianças são vítimas das acções dos adultos e com o Yoga elas conseguem adquirir ferramentas para se auto ajudarem. Alguns dos meus alunos conseguiram melhorar a sua auto estima, a terem mais confiança. Deixaram de tomar medicação e de ter ataques de pânico. Aprenderam a lidar com as suas emoções e a controlarem a ansiedade. São mais felizes.


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?

É ver a criança feliz e que quando ela precisa de ajuda ela sabe que eu estou ali para a ajudar, o simples escutar a criança é conseguir ir ao encontro da necessidade dela é uma boa recompensa.


Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

É difícil responder 😉, são todos os meus favoritos😁


Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)

Podem me encontrar em V. N. Famalicão no Espaço Yogin (física). @mariayogababykids - Instagram.



 

Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️

67 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

תגובות


bottom of page