top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Dezembro - Inês Freitas

Seguimos com a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Para este mês de Dezembro, convidei alguém com quem nunca me cruzei fisicamente, mas cujo trabalho sigo há bastante tempo e que conheci graças à Bee Shanti.


Banner com foto de Ines Freitas
Professora do mês de Dezembro

A Inês dá aulas no estúdio do meu coração, o {Ōm} Lab Studio, e desenvolve um trabalho vasto, do qual sobressai o Yoga para crianças. Na maneira como descreve o seu trabalho, é clara a paixão e entrega com que vive e entrega o Yoga aos mais pequenos.


Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Inês:


O que te fez começar a dar aulas?

Tudo começou quando andava à procura de atividades para fazer com os meus filhos e com outras famílias, não só para ser o nosso momento mas também para partilhar experiências e desafios normais da maternidade. A partir daqui, comecei a sentir a necessidade de estar ainda mais perto das crianças e das suas famílias e de tornar o seu dia a dia ainda mais colorido e mágico com as coisas simples da vida. Mas como? Trabalhava numa área completamente diferente e, um dia, depois de muita pesquisa, decidi fazer o Curso de Yoga para bebés e Crianças pela Escola Sunshine Yoga, primeiro para aplicar em casa e para aprender novas ferramentas e depois, quem sabe, ensinar todas estas aprendizagens às famílias e em escolas. Posso vos dizer que esta formação mudou a minha vida.... Fiquei tão fascinada que decidi avançar e fazer do Yoga a minha vida e o meu trabalho.


Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?

Foi a Ana Sofia Barrias, Fundadora da Escola Sunshine Yoga. Até fazer a formação e conhecer a Ana, não tinha qualquer contacto com o Yoga... Não praticava, nunca tinha praticado, não conhecia os seus benefícios, nada! A Ana é completamente apaixonada pelo Yoga e pelo seu projeto e transmite tudo isso com uma energia tão boa, com uma transparência brutal (nem tudo são rosas, há desafios que vamos ter que superar) e com tanta confiança e boa disposição que mudou o rumo da minha vida.


Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?

Sim, pratico Hatha Yoga com a minha querida amiga e parceira Diana Freitas do {Ōm} Lab Studio. Acho que conheces 😉


O que influencia as tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?

Vou buscar inspiração aos meus alunos, tentando perceber o que é que eles estão a precisar naquele momento, busco inspiração na época do ano em que estamos, nos meus filhos, em outras professoras de Yoga, que sigo o seu trabalho (a partilha é tão boa) e em mim própria (se sinto ou senti algo em específico, então as crianças também o sentem), tentado ter sempre em mente o seguinte mantra: menos é mais! Não precisamos de preparar uma aula cheia de coisas... Por vezes bastam poucos exercícios e simples para que tudo seja mais fluído e tranquilo e a mensagem a transmitir seja passada com sucesso.


Yoga em família - especial de Natal
Yoga em família - especial de Natal

Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?

O Yoga dá pequenas e simples ferramentas, de fácil concretização (coisas simples da vida) para que as crianças e os adultos possam aplicar no seu dia a dia, quer sejam posturas (asanas), quer sejam respirações (pranayama), meditações.... Por vezes, podem não perceber porque é que, por exemplo a respiração é um super poder que eles têm sempre à disposição... Mas quando conseguem aplicar esse super poder e auto regularem-se é fantástico... Ouvir as suas próprias experiências e os relatos dos pais deixam me de coração cheio e que a minha missão está a ser cumprida.


Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?

Vem um pouco do seguimento da pergunta anterior... Tenho um relato de uma mãe que me deixou sem palavras: quando estávamos em plena pandemia, fechados em casa 24 horas, em que os pais estavam em tele-trabalho, os filhos mais velhos com aulas online e os mais pequeninos provavelmente a brincar e a pedir atenção, tudo se tornou mais tenso, mais stressante e confuso emocionalmente. Então, a minha aluna de 2/3 anos, um dia virou-se para a sua família e mandou os parar para respirarem todos juntos. ☺️☺️ Não é fantástico?


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?

Aprender todos os dias com as crianças... Elas ensinam-nos tanto! Elas criam desafios para que eu possa crescer enquanto professora e enquanto pessoa. No meio de tanta agitação e de tanto stress diário, ensinar-lhes a parar e a focarem-se no essencial é um grande desafio mas depois, vê-las a usar algumas das ferramentas no seu dia a dia é a melhor recompensa. Receber um abraço e ouvir que gostam tanto de nós é maravilhoso!


Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?

O receio, o medo, a insegurança e a ansiedade fazem parte do processo... Tentem controlar todas essas emoções e sigam a vossa intuição! Nem sempre é fácil mas os frutos do vosso trabalho vão aparecer e quando assim for, a sensação é fantástica. Continuem a estudar, a ler e preparem se bem! Se nos sentirmos seguras do que vamos fazer, essa segurança será transmitida ao grupo 🙂


Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

Como estamos na época do Natal, o meu baralho favorito neste momento é do Pai Natal 🌲 Mas todos os baralhos são fantásticos e ótimas ferramentas para as nossas aulas.


Ilustrações do pai natal a praticar yoga
Yoga com o Pai Natal

Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)

Sou Fundadora do projeto Academia do Sol ☀ desde 2020, dou aulas em várias escolas do Grande Porto e tenho uma parceria com {Ōm} Lab Studio (Porto) onde dou sessões de Yoga em Família (crianças e adultos), sessões de Yogaterapia para adultos e outro tipo de workshops. Podem encontrar me no Facebook, no Instagram e em www.academiadosol.pt 🙂

 

Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️

122 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page