top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Fevereiro - Ana Rita Machado

Apresento-vos a rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Foto de Ana Rita Machado
Professora do mês

Para o mês de Fevereiro desta rubrica, convidei alguém cujo trabalho conheço através do Instagram e que, como nós, também cria materiais e recursos para as aulas de Yoga Kids.

Por tudo o que partilha nas redes, é fácil perceber o amor e dedicação que a Ana coloca no que faz, além da criatividade e entusiasmo que coloca nas atividades que leva às suas crianças.


Sem mais demoras, aqui está a entrevista:


O que te fez começar a dar aulas?


A minha formação académica é Educação Básica. Quando comecei a fazer estágios, percebi o quanto as crianças estavam agitadas e ansiosas, sem tempo para "existirem", vivendo entre escola e as inúmeras atividades extracurriculares. Por isso, e uma vez que já meditava e praticava yoga há alguns anos e que resultava para mim, então decidi que gostava de levar o Yoga e Mindfulness até às minhas crianças. Foi por isso que decidi começar a dar aulas.



Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?


A minha grande mentora foi a Raquel, do Sun and Moon. Foi graças a ela que consegui encontrar o curso ideal e que tive a coragem para me lançar neste mundo do Yoga. Ainda hoje conversamos imenso e pratico com ela.



Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?


Sim. Já experimentei diferentes estilos de Yoga: Yin Yoga, Aerial Yoga e Hatha Yoga. Pessoalmente, identifico-me bastante com o Yin Yoga, por ser uma prática mais calma e relaxante. Mas, atualmente, estou a tirar a formação de yoga adultos, mais focada no Hatha Yoga, algo diferente mas que me desafia muito mais.



O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?


Escolho sempre os temas das minhas aulas com base nos dias festivos do mês. No entanto, também analiso muito aquilo que as minhas crianças precisam de trabalhar no momento, criando aulas nesse sentido. Inspiro-me bastante noutras colegas, sem dúvida que as partilhas são importantes para mim.



Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?


O Yoga é uma excelente ferramenta em todos os sentidos. Daquilo que tenho experenciado nas minhas aulas, consigo ver que as minhas alunas mais antigas são crianças muito mais confiantes sobre si mesmas, tendo já excelentes bases para saber lidar com as situações mais stressantes. Crescem muito mais felizes e com uma autoconfiança muito grande, uma vez que é algo que incuto em todas as aulas. Somos capazes de tudo! É esse o nosso mote nas minhas aulas.



Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?


O Yoga ajuda as crianças a serem mais confiantes e a confiarem mais em si. Também ajuda as crianças a exporem mais as suas emoções e sentimentos, desenvolvendo o amor próprio e as relações interpessoais. Tenho uma criança que era muito insegura, que mal se expressava e que duvidava imenso de si. Hoje, já começa a ver uma autoconfiança muito maior, expressando de forma mais calma as suas emoções, algo que tinha dificuldade antes do Yoga (já a conhecia antes).



Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?


O amor que eles me dão. O facto de adorarem as aulas e me dizerem que é a melhor modalidade que praticam. Dou o meu melhor sempre e saber que são felizes nas minhas aulas, deixa-me imensamente feliz.



Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?


O melhor conselho é: confia! No início tinha imenso medo, de não conseguir, de não ter criatividade ou de, simplesmente, não ter pessoas interessadas. Mas tudo se consegue. Hoje em dia não faltam partilhas, experiências e ideias. E, se tiveres medo ou dúvidas, conversa com alguém da área. Essa pessoa irá, de certeza, ajudar-te. O início não é fácil mas tudo compensa.



Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

Cartas de Yoga com posturas a pares
Baralho de Yoga a Pares

Esta pergunta é muito difícil, mesmo! É tudo maravilhoso. Mas, de todos, o meu preferido é o de posturas a pares. As crianças adoram e eu amo criar aulas em que elas o possam explorar. É uma dinâmica diferente e é sempre um sucesso nas minhas aulas.




Onde é que os pais que estão a ler esta entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)


Dou aulas nos concelhos de Guimarães e Vizela, em escolas e no meu estúdio particular. Digitalmente, partilho as minhas experiências, ideias e atividades na página do MindfulKids.





Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️


126 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page