top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Janeiro - Bruna Ferreira

Apresento-vos a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Para o mês de Janeiro desta rubrica, convidei alguém que apenas conheço pelo virtual. Logo após nos conhecermos, criámos juntas um baralho que hoje oferecemos a outras professoras, para que possam dar as suas aulas de Carnaval de forma divertida e com o mesmo amor que esta professora entrega às suas aulas. Em Janeiro, conhece a Bruna Ferreira, do Yoga & Love.



Ouvir a Bruna falar do que faz e porque o faz é inspirador. Pelo que partilha nas redes, é impossível ficar indiferente ao empenho e amor que a Bruna coloca em cada aula. Há uma força e uma coragem que a movem e, nas conversas que temos, sinto que tudo isso vem de um espaço muito especial: do seu coração. Por isso, não podia deixar de partilhar contigo esta entrevista, pela voz e com a força da Bruna:



O que te fez começar a dar aulas?


Em 2017, enquanto tirava o curso de "Professora de Yoga para Crianças" senti que este era o meu propósito de vida: levar o melhor de mim, com amor, a todas as crianças que cruzassem o meu caminho. Sendo este sentimento tão forte, após o término do curso, decidi criar o meu próprio projeto e começar a dar aulas de yoga a crianças.


Crianças sentadas em roda
Aula de Yoga Kids


Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?


A Ana Barrias, da Escola Sunshine Yoga. A Ana é um ser de luz, com uma maravilhosa capacidade de partilhar do seu conhecimento e da sua experiência.



Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?


Sim, pratico Hatha Yoga.



O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?


Para além de ser professora de Yoga para Crianças sou também Psicomotricista. E uma das minhas fontes de inspiração é esta formação de base que me permite cumprir aquele que é um dos meus grandes objetivos de trabalho: aliar o yoga para crianças à estimulação do desenvolvimento infantil. Inspiro-me também na natureza, nas estações do ano, em dias festivos e, acima de tudo, no que sinto que a cada aula os meus alunos mais estão a precisar de trabalhar.


Crianças a fazer postura do rato
Aula de Yoga Kids com animais

Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?


Para começar, o yoga é uma atividade que ajuda as crianças a saírem da "roda-viva" e da pressão diária a que muitas vezes são submetidas. É como se, durante estas aulas, houvesse um "botão de pausa" durante o qual podem conectar-se consigo próprias, e simplesmente ser e sentir.


Ao conhecerem-se melhor e ao aprenderem ferramentas de autor-regulação e de gestão emocional, estarão mais capazes para lidar com o stress e com situações menos agradáveis do seu dia-a-dia. Além do mais, saberão melhor como escutarem o seu corpo, acolherem as suas emoções, e libertarem a sua mente.



Criança a meditar na natureza
Yoga para crianças na natureza

Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?


Penso que é muito importante para as crianças praticarem yoga por esta ser uma atividade de estimulação do desenvolvimento global, dotando-as de ferramentas para crescerem e se desenvolverem com maior autoconhecimento, mais confiantes, e mais felizes.


Dos ensinamentos mais importantes que o yoga tem para as crianças é, sem dúvida, a respiração. É fantástico quando estas percebem que ao respirarem de uma forma consciente e controlada, adquirem maior autocontrolo, calma e equilíbrio emocional, sendo esta uma ferramenta que têm sempre disponível, a qualquer momento.


Em reflexão, há vários momentos em que senti que os meus alunos ultrapassaram medos, crenças e obstáculos, desde referirem maior capacidade de foco e de atenção nas aulas, ou maior capacidade de equilíbrio, entre outros.


No entanto, vou partilhar uma situação muito recente em que uma aluna, após um dos exercícios da aula, se emocionou referindo que "sentiu que era amada e importante na vida de alguém".


Crianças em roda, sentadas de pernas cruzadas
Amor e coração nas aulas de Yoga kids


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?


O amor que dou e o amor que recebo. Cada sorriso, cada gargalhada, cada abraço, e cada gesto de carinho são a minha motivação para continuar a dar o melhor de mim como pessoa e como profissional.


exercício da estrela
Exercícios de atenção plena


Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?


Sigam o vosso coração e a vossa intuição. Sei que o início é assustador, e o caminho nem sempre é fácil, mas se depositarem o vosso amor no que fazem, tudo é possível.



Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?


Tenho dois favoritos: o baralho de cartas do Carnaval que juntas criámos, e o baralho de cartas dos Super-Poderes. Ambos são especiais para mim e, tanto eu como os meus alunos, adoramos usá-los nas aulas.



Crianças na postura de Yoga do Leão
Aula com o baralho de Carnaval

Onde é que os pais que estão a ler esta entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)


Podem encontrar-me fisicamente em Amarante (em espaços e escolas), e no Marco de Canaveses (em escolas). Digitalmente podem encontrar-me nas minhas redes sociais do Instagram (@yogaandlove_), e no Facebook (Yoga & Love - Yoga para Bebés e Crianças).


Gratidão ❤





Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️


160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page