top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Junho - Miriam Silva

Seguimos com a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Foto de Miriam Silva
Professora do mês de Junho

Para este mês de Julho, convidei alguém que vive na terra onde crescemos (tanto eu como a Isabel), a Figueira da Foz. Conhecemo-nos através das redes mas nunca pessoalmente. A Miriam Silva dá aulas de Yoga Kids onde tirei o meu curso de Yoga para adultos e conhece algumas das pessoas que fizeram parte da minha entrada neste mundo.


Nesta entrevista podemos sentir a entrega da Mi, faz-se sentir algo que não é comum e é de um valor enorme: sinceridade e vulnerabilidade. Há uma beleza nas suas palavras que vem de um espaço de aceitação que não é comum. E há o encarnar de uma ideia que para mim é muito importante: primeiro temos que trabalhar em nós e, depois, com as crianças.


Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Mi:


O que te fez começar a dar aulas?

Primeiramente formei-me em psicologia da educação, desenvolvimento e aconselhamento, e sentia que me faltava ainda alguma coisa, então coincidiu também com uma fase da minha vida de grande mudança e de crescimento pessoal e espiritual, e foi quando descobri o curso de meditação para crianças, e aí, senti logo que era por ali o meu caminho.


Após ter tirado essa formação, passado poucos meses, apareceu-me o curso de yoga para crianças, e achei que seria um complemento maravilhoso para a minha formação, e foi quando me senti completamente rendida a esta área.


Sou completamente apaixonada por crianças, e o facto de poder levar estes conhecimentos e práticas ao maior número de crianças e famílias possíveis, levou-me a querer entregar cada vez mais a estas aulas.


Miriam a dar aula de yoga a crianças num jardim
Programa Desporto para Todos, da Câmara da Figueira da Foz, pelo centro Tao

Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?

Susana Guerreiro, foi a minha professora do curso de meditação para crianças. Pois criou este curso, não só com o intuito de te dar conhecimentos desta prática para crianças, como fez deste curso, um curso de grande transformação pessoal, pois como ela dizia, primeiro temos de trabalhar em nós, mergulhar dentro de nós e depois sim, irmos ao trabalho com as nossas crianças. É uma pessoa que tudo o que faz, faz com intensidade e cheia de amor.



Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?

Pratico sempre que consigo, confesso que tenho uma vida super preenchida e com uma menina pequenina sozinha, nem sempre consigo conciliar os meus horários.

Adoro aero-yoga ( ainda sonho com esta formação) e o hatha yoga.


O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?

Tento trazer temas que sei que infelizmente não são tão trabalhados nas escolas, como por exemplo, as emoções, respiração, o cuidado com o planeta terra, a amizade, partilhas, entre muitas outras.


Trago muitas vezes situações do nosso quotidiano mas que, com as nossas rotinas diárias, muitas vezes, passam por esquecidas. Busco inspiração através da meditação, outras vezes olho para os materiais que tenho e crio as minhas aulas e quando me sinto extremamente cansada e sem ideias, troco ideias com colegas.


Crianças a desenhar com lápis de cor
Exercício de visualização

Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?

O yoga ajuda as crianças a crescerem e a lidarem melhor com situações de stress, porque através dos asanas estamos a trabalhar o nosso equilíbrio corporal e a mexer também nas emoções, que estão maioritariamente manifestadas também no nosso corpo físico.


Através dos pranayamas, que eu confesso que reforço imenso esta parte nas minhas aulas, também trabalhamos a calma, o equilíbrio e o relaxamento. Através destas práticas, as crianças trazem a sua atenção para o momento presente, controlando também melhor os seus pensamentos e impulsos.



Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?

Porque nas aulas de yoga permitimos que as crianças sejam a sua própria essência, relembramos quem elas realmente são, estimulamos a criatividade, criamos novas experiências, desde experiências sensoriais através de artes plásticas, através de sons de instrumentos, de dança e também trabalhamos as relações interpessoais e intrapessoais.


Eu confesso que as minhas aulas são uma fusão das formações que tenho, desde dança criativa, meditação, yoga, formação urso azul e psicologia. Mesmo nas minhas consultas de psicologia eu utilizo ferramentas que fui adquirindo ao longo destas formações.


Já vi alunos meus bastante inseguros e com medos, após a frequência regular destas aulas, tornarem-se crianças mais confiantes, seguras e a lidarem melhor com as próprias emoções. Deparo-me muitas vezes com crianças super agitadas durante a aula, mas quando passamos para o relaxamento, existe uma entrega e uma permissão incrível destas crianças a este momento.


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?

A maior recompensa que recebo de ser professora de yoga, é o amor que recebo diariamente das minhas crianças, e observar e sentir a entrega, a dedicação e o gosto que têm pelas minhas aulas.

Mandala feita com flores, no chão
Mandala de Primavera

Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?

Aceita cada criança na sua individualidade, diverte-te com as crianças enquanto estás a dar aulas, permite também que a tua criança interior usufrua desses momentos. Entrega-te sem medos, pois as crianças são seres puros. Permite-te aprender também com elas, elas são os nossos grandes mestres.


Terás aulas que irás terminar com a sensação que não correu nada como tinhas idealizado e programado, e terás outras que sentirás que correu lindamente. No entanto, dá sempre o melhor de ti e quando te sentires mais em baixo porque algo não correu como desejavas, lembra-te que eles são humanos tal como nós, e como nós temos dias menos bons, eles também têm. Entrega-te com amor, e amor receberás!



Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

Esta pergunta é difícil porque gosto de todos e cada um tem uma função diferente. Mas os que utilizo mais talvez sejam o yoga a pares e o baralho das emoções.


Rapariga com 2 cartas nas mãos com ilustrações de emoções
Baralho das emoções

Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)

Fisicamente estou na figueira da foz, dou aulas no Tao, centro de saúde e bem-estar, trabalho em escolas, e digitalmente podem-me encontrar no instagram através da minha página pessoal psicologamiriamsilva.


Para ficares a par das novidades segue a página da Mi no Instagram.

 

Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️

48 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page