Apresento-vos a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.
Para o mês de Novembro desta rubrica, convidei alguém que apenas conheço pelo virtual (essa foi uma das coisas boas que a Pandemia nos trouxe: mais gente, de todos os cantos do mundo) e cujo trabalho admiro muito: a Anita da Árvore do Yoga.
A conta da Anita é inspiradora e, nas conversas que temos, sinto que tudo o que faz sai de um sítio muito especial, bem do centro do seu coração. A atenção e amor às crianças transparece a cada foto ou comentário e, por isso, não podia deixar de partilhar contigo esta entrevista, pela voz e coração da Anita:
O que te fez começar a dar aulas?
Comecei a praticar yoga em 2018 e apercebi-me dos benefícios que a prática produzia em mim. Dois anos depois achei que tinha de transmitir aos meus alunos os valores desta filosofia fascinante e empoderadora, e resolvi tirar o curso de yoga para crianças.
Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?
O meu professor de yoga @diogotourada, porque desde a primeira aula deu-me confiança para arriscar e acreditar em mim.
Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?
Sim, pratico Dharma Yoga. Pessoalmente, gosto de estilos que permitam fluidez de movimentos como por exemplo o Vinyasa Flow.
O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?
Bem, poderia estar a responder a esta pergunta durante horas, porque a minha inspiração por vezes é infinita e outras vezes ando bloqueada porque sou exigente e não me contento com um tema demasiado óbvio... Mas posso dizer que adoro ir buscar inspiração à arte, a personagens icónicas, à natureza, às histórias, emoções e obviamente aos desejos dos meus alunos que por vezes também me dão ideias giríssimas para as aulas.
Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?
O Yoga torna-nos fortes e flexíveis física e mentalmente. Quando transmitimos às crianças as poderosas ferramentas de auto-conhecimento, concentração e calma estamos a oferecer-lhes uma chave mestra para a vida, permitindo-lhes acima de tudo aceitarem todas as emoções como importantes para o seu desenvolvimento enquanto seres humanos equilibrados.
Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?
Sem dúvida o yoga faz vir ao de cima o melhor das crianças. O saberem estar gratos, reconhecerem o que estão a sentir e auto-regularem-se num momento de tensão é extremamente benéfico para o seu bem-estar interno. Já vi alunos meus a superarem medos através da respiração e da conexão de confiança que estabelecem comigo.
Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?
Ver os meus alunos a falarem com a voz do coração.
Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?
Avancem! Mesmo que tenham medo de arriscar, sigam em frente e concretizem os vossos sonhos. Estudem, pesquisem e bebam inspiração nas vossas raízes internas, naquilo que vos faz sorrir. Resgatem a vossa criança interior e brinquem muito com os vossos alunos.
Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?
O meu baralho favorito é o dos Chakras. Fiz uma aula linda sobre os Chakras com ele e as minhas alunas adoraram. Mas todos são lindos e amo trabalhar com eles! Em breve poderei ter outro favorito, porque vou adquirir o das posturas a pares.
Onde é que os pais que estão a ler esta entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)
Dou aulas presenciais na Associação de Moradores da Quinta da Carreira, no Estoril. E também aulas on-line às quintas feiras. A minha rede social é @Arvore_do_Yoga.
Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️
Comments