top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Outubro - Diana Freitas

Seguimos com a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Banner da professora Diana Freitas
Professora do mês | Diana Freitas

Para este mês de Outubro, convidei alguém muito especial para mim, que conheci graças à Bee Shanti - a história é bem engraçada, e uma prova de que a vida tem maneiras mágicas de trazer pessoas boas ao nosso caminho.


A Di é uma dessas pessoas, de uma energia e bondade incríveis, com uma sensibilidade inspiradora que a levaram a criar o {Ōm} Lab Studio - que, deixem que vos diga, é o estúdio mais bonito da cidade do Porto e arredores.


Agora que começo a escrever, acredito até que esta rubrica não nasceu de uma ideia minha mas de uma conversa com a Di, em que ela me falava do quão importante é partilhar o conhecimento e experiências com outras professoras de Yoga Kids, que passam pelas mesmas frustrações e dúvidas (que são pouco mencionadas durante os cursos e que cada uma de nós acaba por ter que enfrentar, muitas vezes, sozinha). Acredito muito nisso, na necessidade de, cada vez mais, nos permitirmos ser vulneráveis, pois só assim podemos evoluir e ajudar, ainda mais, as nossas crianças.


Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Di:


O que te fez começar a dar aulas?

Tive curiosidade em fazer um curso de yoga para crianças, optei por fazer um online da escola Little Flower Yoga (EUA). Fiquei encantada com a abordagem que fazem ao yoga para crianças de forma um pouco menos lúdica mas ainda assim contagiante e inteligente. Claro que, por ter 2 filhos, também tinha interesse em poder partilhar com eles minha paixão pelo yoga.


Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?

Posso dizer que é algo que carrego comigo nos genes :) minha avó materna e minha mãe sempre foram praticantes e muito entusiastas desta minha escolha.

Crianças a fazer o pino contra a parede
Yoga Kids no {Om} Lab Studio

Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?

Neste momento pratico Hatha Yoga e estou a cada dia mais rendida ao Yin Yoga.


O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?

Gosto imenso de buscar inspiração na natureza mas em livros também. Ao trazer pequenos episódios da vida cotidiana sinto que consigo aproximar-me das crianças e elas próprias absorvem melhor a nossa mensagem.


crianças a fazer respiração da bola de Hoberman
Yoga Kids

Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?

Com certeza através da respiração. Um trunfo que todos nós temos e o yoga nos ajuda a utilizar em nosso próprio benefício. Quando aprendem que podem controlar a respiração, e assim mudar seus estados de espírito, ganham confiança que são capazes de muito mais. Que a grande força que precisam para ultrapassar desafios está mesmo dentro de cada uma delas.


Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?

Nos dias que vivemos, acredito que o maior benefício que o yoga pode levar às crianças é o abrandar do excesso de atividades a qual estão comprometidas e consequentemente com a competição que é criada em cada uma delas (escola, trabalhos, testes, apresentações, cursos, horários, écrans... enfim!).


Sinto que nas minhas aulas as crianças sentem um "tédio bom" e que conseguem BRINCAR sem estímulos de telemóveis, jogos eletrónicos ou vídeos de redes sociais. Sem importar quem ganha ou perde... nestes momentos conseguem dar um descanso ao sistema nervoso que está sempre em alerta.


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?

Saber e sentir que, mesmo nos momentos mais frustrantes ou quando questiono minhas capacidades de ensino, há sempre um abraço apertado, uma frase solta por eles, uma atitude do bem que faz todo o empenho valer a pena.



crianças a relaxar com pernas contra a parede
Yoga Kids no {Ōm} Lab Studio

Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?

Partilharem mais. Procurarem umas às outras. Trocarem experiências, receios, conquistas... Juntas somos tão melhores e quem fica a ganhar são as crianças :)


Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

Yoga em pares! E é o favorito das crianças!


Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)

Crianças a pintar mandalas
Yoga Kids no {Ōm} Lab Studio

Para ficares a par das novidades no {Ōm} Lab Studio, segue a página no Instagram:


 

Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️

136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page