Lia hoje de manhã acerca da inadequação.
De como a nossa cultura nos lembra constantemente de que podemos ser mais felizes, mais bonitas, mais bem sucedidas - se ao menos adquirirmos isto, aquilo e mais qualquer coisa. Estas constantes mensagens podem fazer-nos sentir menos do que realmente somos, inadequadas ou até mesmo não merecedoras de amor, felicidade, sucesso.
Estando conscientes deste cenário há duas atitudes que podemos tomar:
Permanecer vítimas da situação
Assumir uma responsabilidade para com a mudança
Eu sei que quem nos segue, escolheu a segunda! Tu escolheste trazer às nossas crianças outra maneira de estar no mundo, para que elas celebrem o quão especiais são por serem únicas.
Deixámos algumas ideias sobre como a responsabilidade coletiva (numa cultura que apoia) a saúde mental pode ser adaptada à educação.
Currículo Inclusivo e Equilibrado
O currículo deve incluir educação sobre saúde mental, ensinando aos alunos sobre a importância do bem-estar mental, sinais de problemas de saúde mental e técnicas de auto-ajuda e resiliência. Isso cria uma cultura de consciência e apoio desde cedo.
Ambiente Escolar Positivo
As escolas devem promover um ambiente acolhedor e seguro onde os alunos se sintam valorizados e respeitados. Isto pode ser feito através de políticas contra o bullying, programas de inclusão e iniciativas que incentivem a empatia e a compreensão entre os alunos.
Apoio Psicológico e Conselhos
Ter profissionais de saúde mental acessíveis nas escolas, como psicólogos e terapeutas, pode ajudar os alunos a lidar com problemas pessoais e académicos de forma saudável - o que também ajuda a desconstruir o estigma quando é necessário pedir ajuda.
Formação de Professores
Os professores precisam ser treinados para reconhecer os sinais de problemas de saúde mental e para responder de maneira apropriada. Um profissional formado desta forma vai saber como lidar com o stress e a ansiedade dos alunos, bem como promover práticas de ensino que não sobrecarreguem os estudantes.
Envolvimento da Comunidade
A educação não termina nem na escola nem em casa. Envolver os pais e a comunidade em geral é crucial para criar uma rede de apoio. Oferecer workshops e recursos sobre saúde mental para pais e cuidadores pode ajudar a criar um ambiente de apoio também em casa.
Horários Flexíveis e Pausas
Rever os horários escolares para incluir pausas adequadas e tempos para descanso pode ajudar a reduzir o stress dos alunos.
Quando criámos o nosso baralho de yoga na cadeira foi especificamente para apoiar este tipo de pausas - para criar momentos de conexão com o corpo entre tanta hora em que é pedido às crianças que permaneçam na cabeça.
Além disso, promover atividades extracurriculares que sejam relaxantes e prazerosas também contribui para o bem-estar geral. Daí a importância que o Yoga nas Escolas tem.
Ao implementar estas práticas, a educação pode ajudar a moldar uma cultura que apoia a saúde mental, garantindo que os alunos não apenas adquiram conhecimento académico, mas também desenvolvam as ferramentas necessárias para manter um bem-estar mental saudável ao longo das suas vidas.
E tu? Que outras ideias tens para criar uma cultura de apoio à saúde mental?
Comments