top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: Plano de aula para o Solstício de Inverno

O Solstício de Inverno ocorrerá, este ano, no dia 21 de dezembro de 2021, terça-feira, às 16h00 (mais precisamente às 15h59). Nesta data, o Inverno começa em Portugal e em todo o hemisfério Norte. É o dia mais curto do ano e, consequentemente, o que tem a noite mais longa.


Para mim, a boa notícia é que, a partir desta data, a duração do dia começa a crescer. Por isso, na antiguidade, o solstício de inverno simbolizava a vitória da luz sobre a escuridão.


Ainda que os dias estejam mais frios e a nossa tendência seja para o recolhimento, não há nada como uma aula de Yoga Kids para ajudar a espevitar e a tornar os dias tão divertidos como os mais quentes, não é?


Foi por isso que criei esta aula que é indicada para todas as idades, idealmente para grupos dos 4 aos 11.


Rapariga a brincar na neve
Vamos celebrar o Inverno


Materiais que podes levar para os ajudar a entrar mais no tema

  • Coluna ou telemóvel, com as mais divertidas músicas de Natl. No YouTube encontras imensas.

  • Páginas de colorir temáticas.

  • Lápis de cor ou outros elementos para as atividades de relaxamento.


Começa com um círculo de conexão

Com todos sentados num círculo, relembra as regras das aulas de Yoga Kids e introduz o tema da aula: o Solstício.


Aqui, podes explorar o nome que damos a este fenómeno, explicar o que acontece neste dia e aproveitar para saudar o sol. Partilho este link para algumas ideias.




Outra atividade que eles adoram é a Dança dos Pinguins: semelhante ao jogo das cadeiras, enquanto a música toca, todos devem dançar como se fossem pinguins (inspiração? tens aqui). No momento em que a música pára, todos os pinguins devem congelar! É uma actividade óptima para jogar durante alguns minutos e ajuda a aquecer.

Toma partido das posturas


Nada como aproveitar todas as oportunidades para os ajudar a aprender um pouco mais, não é?


Além da possibilidade de explorar a ideia da hibernação e o facto de alguns animais precisarem diminuir as atividades metabólicas e funções vitais do organismo, há ainda uma quantidade imensa de curiosidades do mundo animal que podes explorar.


Aqui, tens a oportunidade de usar algumas das posturas presentes no baralho dos animais de Outono e de partilhares as curiosidades à medida que as vão fazendo:


Veado - os chifres destes animais têm um interessante ciclo na natureza: eles caem no Inverno e voltam novamente a nascer na Primavera. Eles são normalmente usados na luta com outros veados machos, na disputa pela fêmea - algo que acontece na altura do Verão. Como é comum, durante estas lutas, os chifres partirem, a sua queda no Inverno permite que novos nasçam para que no Verão possam voltar a ter chifres fortes. Quando as noites começam a ficar mais longas, o organismo destes animais reconhece que é Inverno e permite que o velho dê lugar ao novo.


Ouriços - hibernam durante o inverno, por isso, no final do outono, vão procurar um habitat seguro e abrigado em que se possam sentir confortáveis. Estes animais têm cerca de 5000 espinhos ocos com uma base flexível. Quando se sentem ameaçados, viram uma espécie de ‘bolinha’ para proteger o estômago, e deixam apenas os espinhos expostos, como mecanismo de defesa. Estes espinhos duram apenas um ano e caem para dar lugar a novos.


Foca - Uma curiosidade sobre as focas é que elas não possuem orelhas: têm apenas fendas auditivas, que são “buracos” atrás dos olhos que levam o som até ao interior do ouvido e fazem com que elas possam escutar. Pode parecer um detalhe, mas isso ajuda as focas a nadar mais rápido! Há até algumas focas, como a foca-de-weddell, que, no Inverno, dormem na água pois a temperatura da água é mais agradavel do que a da atmosfera.



Círculo de relaxamento com visualização


Meditação do urso:

Senta-te calmamente com as mãos pousadas sobre os teus joelhos, palmas das mãos voltadas para cima.

Respira bem devagar, como um urso que está em hibernação.


Na próxima inspiração, abre as palmas das mãos, imagina que elas são umas cavernas...


Deixa agora que o dedo grande de cada mão, pouse sobre as palmas - como se fosse um urso a deitar na caverna.


Na próxima expiração, deixa que os restantes 4 dedos pousem sobre o polegar, fazendo um punho fechado. Aconchega bem os teus ursos.


Agora, leva as tuas mãos ao teu colo, colocando os ursos em repouso.

Convida-os a descansar, faz algumas respirações bem profundas e lentas.


Observa como está o teu coração, cheio de amor.

Dá-te e um auto-abraço forte e, muito devagarinho, começa a abrir os olhos.



Algumas crianças vão sentir necessidade de abrir os olhos para ver como se colocam os dedos e está tudo bem! O importante é que atentem à respiração e sigam as dicas de aprofundar as inspirações e alongar as expirações.


Actividade final

Vi esta actividade no Happy Toddler Play Time, e achei super interessante para estimular o foco e a concentração.

A ideia é levar autocolantes (não precisam ser só bolas, fica giro com várias formas e até estimula a criatividade), estender uma folha grande de papel de cenário no chão com um floco de neve desenhado. A ideia é que eles, em conjunto, vão colando os autocolantes até não se ver o desenho. No final, acabará por ser uma enorme mandala, criada por todos.




Divirtam-se!



 

Gostaste deste plano de aula de Yoga Kids, então guarda-o no Pinterest para veres mais tarde:



 

Segue-nos nos nossos canais: Facebook | Instagram



462 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page