top of page
  • Foto do escritorana neto

Aulas de Yoga Kids - que baralhos escolher?

Com a chegada de Setembro e o início das aulas, recebi algumas mensagens nas redes sociais acerca dos baralhos de cartas que temos, incluindo que tipo de baralhos são mais apropriados para quem está a começar agora a dar os primeiros passos como professora de Yoga Kids. Por isso, decidi criar este post com algumas dicas.

Professor e crianças a conversar
Círculo de conexão

Como já tiveram oportunidade de ver aqui nos posts do blog as aulas que planeio seguem sempre a mesma estrutura (se ainda não viste, espreita esta, por exemplo):

  1. Círculo de conexão

  2. Tomando partido das posturas

  3. Círculo de relaxamento

  4. Actividade de atenção consciente

Há diversas atividades que podemos fazer em cada uma destas fases e podemos até estar constantemente a mudar essas mesmas atividades. No entanto, de início (ou enquanto não sentires necessidade) não há mal nenhum em repetir atividades de umas aulas para as outras. Aliás, uma das coisas que traz segurança é o facto de o dia-a-dia deles ser previsível. Então, ao saberem como se desenrola a aula e quais são as atividades que vão fazer, trazes essa segurança e reduzes ansiedade ou medo do desconhecido.


1. Círculo de conexão

Para o círculo de conexão, há uma atividade que funciona muito bem para quem está a começar e ainda não se sente aventureira o suficiente para inventar muito: o check-in emocional.


Check-in emocional

Uma atividade de 10 a 15 minutos, que inicia a aula, para perceber o tom do dia é suficiente para trabalhar a inteligência emocional e 'chegar'.


Com todos em círculo, começa por perceber como está o grupo, em geral. Consoante se sentem hoje, fazem um sinal com a mão, junto ao coração:

  • Levantar 1 dedo para quem está chateado,

  • 2 para quem está triste,

  • 3 para quem está cansado,

  • 4 para quem está feliz,

  • 5 para quem está entusiasmado.

Depois perguntas se alguém quer partilhar porque se sente assim: “Hoje estás um pouco chateada. Queres partilhar porquê?”


As respostas deles ajudam a perceber como vai correr a aula e podem também dar uma ideia de que atividades fazer a seguir (se estiverem mais cansados não os vamos cansar mais, por exemplo).


Durante as partilhas convém fazê-los perceber que todas as emoções são válidas e úteis. Com a partilha também podes ajudar a lidar com aquela emoção em particular. E agradece sempre por partilharem.

3 cartas com ilustração de emoções
Baralho das emoções

Para ajudar na escolha das emoções, podes usar as Cartas das emoções da Bee Shanti como referência. De início pode ser mais difícil dar nome a cada emoção e, com as imagens, eles podem simplesmente apontar para a carta com que mais se relacionam.


Além desta atividade de início de aula, este baralho pode ser adaptado a muitas outras e pode até ser o tema de uma aula inteira. Pela sua versatilidade, esta seria a escolha número 1 se eu estivesse a começar a dar aulas de Yoga Kids.



2. Tomando partido das posturas

Não seria uma aula de Yoga se não lhes desses oportunidade de experimentar posturas e de tomar contacto com o seu corpo, não é verdade?


Há diversas maneiras de usar os baralhos das posturas da Bee Shanti, e 3 delas eu partilho contigo neste post. No entanto, no meio de tanto baralho que temos, como podes tu escolher o ideal para o teu caso?


Todos os baralhos de posturas criados por nós são adequados a qualquer idade e podem ser adaptados a diferentes atividades. No entanto, para quem está a iniciar um projecto de Yoga Kids, um baralho temático pode não ser tão versátil como um baralho mais genérico. Então, no início, um baralho como o das Posturas ou o dos Chakras pode ser a melhor opção.

Rapariga com baralho de posturas de yoga na mão
Baralho das posturas

O das Posturas, tem 31 posturas e não tem um tema específico, pelo que dá para todo o ano. O dos chakras, além de poder ser usado como baralho de posturas apenas (pois tens 4 por cada chakra), pode também ser explorado de acordo com o seu tema. Se trabalhares um chakra por aula terás tema para 7 aulas, em que exploras 4 posturas por aula.


Com o desenvolver das atividades e o decorrer do ano, então um baralho mais temático como Animais de Outono, Halloween ou Natal pode vir a calhar para dar mais ênfase aos temas das aulas.


Podes ver todos esses baralhos neste link.


3. Círculo de relaxamento

Para o círculo de relaxamento, o meu baralho preferido é o da Respiração Consciente.


Há também quem use este baralho no círculo de conexão, começando a aula com a conexão à respiração - óptimo para acalmar, centrar e chegar.


No final da aula, para mim, funciona da mesma maneira. Para os ajudar a integrar os temas que fomos discutindo, uma respiração como a do balão seguida de uma pequena história que traga o tema à mente, pode ser uma maneira poderosa de começar a finalizar a aula.


Baralho de cartas
Baralho da respiração consciente

Outros baralhos

Com o desenvolver da maturidade das crianças, outros temas como o auto-conhecimento e a gratidão serão escolhidos para dar continuidade à aprendizagem do Yoga. É nestas fases que baralhos como o dos Super Poderes e da Gratidão irão começar a fazer sentido.


Estes baralhos convidam também a conversas bem longas, que podes fazer em qualquer fase da aula. Às vezes, planeaste uma aula com posturas, mas a conversa estava tão interessante que só falaram e partilharam. Isto é normal acontecer com adolescentes, por exemplo, e não há mal nenhum - o importante é percebermos o que eles precisam e estarmos abertas e flexíveis a alterar a aula para os ajudar no que faz sentido no momento.


Como sinto que este post já está a ficar muito longo, convido-te a fazer as perguntas que ainda tens por aí nos comentários. Estarei aqui para ajudar. :)



 


Sumário

  • Se estás a começar agora, podes optar pelos 3 baralhos mais usados que temos: Emoções, Posturas e Respiração Consciente.

  • Se já tens alguma experiência e gostavas de aprofundar outros temas, explora a página de baralhos, tenho a certeza que haverá algum que o teu coração irá escolher, de acordo com o lugar em que os teus alunos se encontram.






536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page