top of page
  • Foto do escritorana neto

Dicas de auto-cuidado para professoras durante as férias

Como educadora, tu desempenhas um papel vital na formação das futuras gerações.


O foco em proporcionar uma educação de qualidade pode levar muitas de nós a negligenciar o próprio bem-estar.


Mulher a pedir a beira mar
Cuida de ti

Este post destaca a importância do auto-cuidado para professoras, oferecendo quatro dicas valiosas para evitar o burnout, tanto nas merecidas férias de verão quanto ao longo do agitado período escolar.


Porque é crucial que cuides de ti?

O papel de uma professora exige energia física e emocional. Sem auto-cuidado adequado e descanso o risco de burnout aumenta exponencialmente.


Segundo um relatório da Eurydice de 2021, Portugal está em primeiro lugar no ranking de stress no local de trabalho: 90% dos docentes queixam-se de algum tipo de stress e ainda, na categoria de “muito stress”, Portugal tem mais do dobro dos relatos da União Europeia (16% UE vs. 35% Portugal).


Quando cuidas de ti, tens mais energia, paciência e criatividade para transmitir o conhecimento.

Além disso, ao demonstrares práticas saudáveis, inspiras os teu alunos a adotar hábitos positivos nas suas vidas.


Susan Kaiser Greenland, renomeada autora e instrutora de mindfulness para crianças, defende que tudo começa em nós mesmas: antes de ensinar mindfulness às crianças, devemos praticar.


Sabemos o quão difícil isso pode ser durante o período escolar com tudo o que temos que preparar, com as lides da casa, com a correria do dia-a-dia. Então, nada melhor que as férias para retomar estas práticas, tornando a atenção plena parte da vida diária.


Dá prioridade ao descanso

Durante as férias de verão, é tentador preencher cada momento com atividades que não tiveste tempo para fazer ao longo do ano. No entanto, reservar tempo para descansar é crucial.


Desconectar do trabalho, praticar meditação ou simplesmente relaxar com um bom livro pode ajudar a recarregar as energias.


Lembra-te que aquilo que ensinas aos teus alunos também é válido para ti: nós não somos fazeres humanos, somos seres humanos.


Então marca na tua agenda uma prática diária de meditação, por exemplo, e procura dar-te esse tempo. A minha prática preferida é o Yoga Nidra, deixo-te uma prática gratuita aqui, para o caso de quereres experimentar.


Cria limites

Durante as férias, é fácil deixar que agenda se encha de eventos sociais. Definir limites claros é essencial.


Reserva tempo para hobbies, exercícios e momentos em família, mas não te obrigues a fazer coisas por fazer.


Folhas de calendário
Abre espaço para fazer nada na agenda

A nossa sociedade tem dificuldade em estar sem fazer nada. Estamos constantemente a estimular os nossos sentidos e a ocupar a nossa cabeça sem perceber que também precisamos do vazio, do silêncio e da contemplação. Permite-te ✨


Pratica gratidão

A prática da gratidão pode transformar as nossas perspectivas. Reserva um tempo diariamente para refletir sobre as coisas pelas quais estás grata.


Pode ser algo pequeno, como um sorriso de um estranho, ou maior, como uma conquista pessoal. Isso ajudar-te-á a focar nas coisas positivas, mesmo em dias mais desafiantes.


Adopta a prática de journaling

O journaling, também conhecido como escrita reflexiva, é uma prática de auto-cuidado que envolve escrever regularmente para expressar pensamentos, emoções e experiências.


Ao dedicar tempo para escrever num diário ou caderno, podes ganhar insights sobre os teus sentimentos, identificar padrões de pensamento e encontrar clareza mental.


Além disso, o ato de colocar os pensamentos no papel pode ajudar a reduzir o stress, a ansiedade e até melhorar o humor.


O journaling permite que te conectes contigo mesma, compreendas as tuas necessidades emocionais e trabalhes no desenvolvimento pessoal.

 

O auto-cuidado é um investimento fundamental para o nosso bem-estar, não apenas durante as férias de verão, mas também durante o ano escolar.


Ao cuidar de ti mesma, não só beneficias a tua própria vida, mas também inspiras uma cultura de auto-cuidado entre os teus alunos e colegas.


 

Quais são as tuas formas de auto-cuidado preferidas? 💆‍♀️

98 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page