top of page
Foto do escritorana neto

Yoga kids: plano de aula para o Verão

Atualizado: 21 de ago.

Com o ano letivo no fim, começamos a pensar em maneiras de integrar o yoga nos tempos livres e durante as férias de Verão.


Ajuda os teus pequenotes a manterem-se ativos e a divertirem-se neste Verão com este plano de aula criado exclusivamente para os membros da nossa comunidade de Yoga Kids.


Crianças numa roda, abraçados, a sorrir
Yogis felizes

Idades: 4-11 anos | Duração da aula: 60 minutos


Acessórios necessários

  • Folhas em branco

  • Lápis e marcadores coloridos

  • Coluna, caso queiras por o som de uma praia no relaxamento


Início da aula

Todas as aulas começam com uma caminhada, em atenção plena. Depois, cada criança pega no seu tapete e deita de barriga para cima e olhos fechados. Ficamos aqui por algumas respirações conscientes e, para acordar, fazemos umas rotações nos joelhos e torções de tronco. Quando todos estão sentados, fazemos respiração abdominal (se acharmos que precisam relaxar um pouco mais) ou a respiração da alegria (se precisarem de mais energia).


Abaixo, as instruções:


Respiração abdominal

​1. Senta em postura fácil, de pernas cruzadas, e coloca suavemente uma mão sobre a barriga. 2. Inspira lentamente pelo nariz por 4 segundos. Ao inspirar, deixa a barriga expandir, como um balão. Sente a barriga empurrar a tua mão. 3. Prende a respiração por um segundo (não fazer este passo para crianças mais pequenas). 4. Expira lentamente pela boca por 4 segundos. Imagina-te esvaziar a barriga, como se fosse um balão. Sente a mão descer, ao expirar. 5. Repete por 10 vezes. 6. No final, observa como te sentes.

Menina sentada com mão no peito e outra na barriga
Respiração abdominal


Respiração da alegria

​1. Começa em pé, com os braços ao lado do corpo, esticados. 2. Inspira um pouquinho, uma vez (pois é uma inspiração em 3 partes) enquanto abres os braços para os lados. 3. Inspira mais um pouquinho e leva os braços à a altura dos ombros. 4. Inspira uma última vez e estica os braços no ar. 5. Expira, enquanto soltas um “AH!”, dobrando os joelhos macios e deixando a cabeça pendurada. 6. Repete 5 vezes. 7. Observa como te sentes.



Menina em pé com braços no ar
Respiração da alegria



Círculo de conexão

Nesta parte da aula, apresentamos o tema e iniciamos uma conversa com as crianças acerca do Verão. Podemos perguntar o que associam ao Verão, quais são as atividades favoritas da estação e o que mais gostam nela.


Podes trazer algumas perguntas e partir a turma em grupos pequenos para que partilhem as respostas entre si:

  • "Qual é a memória mais divertida que tens do Verão?"

  • "Quais são as coisas que mais gostas de fazer ao ar livre durante o Verão?"


Tira partido das posturas

Aquecemos sempre com a Saudação ao Sol, repetindo entre 2 a 5 vezes.


Podes usar o nosso poster da saudação ao sol, disponível aqui.


Para o tema do Verão, escolhemos 6 posturas principais que podes adaptar às idades dos teus pequenos yogis:


Postura da cadeira de praia

menino em pé, com braços esticados, a sentar para trás como se tivesse uma cadeira imaginária
Postura da cadeira

Começa em pé, com as pernas afastadas à distância dos ombros e paralelas uma à outra.

Dobra os joelhos e baixa a bacia, como se tivesses a sentar numa cadeira imaginária.

Com a coluna direita, levanta os braços acima da cabeça.

Relaxa os ombros e respira por 3 ciclos.



 

Postura da palmeira (postura da árvore)

menina com um pé apoiado no chão, o outro apoiado na perna contrária, e mãos junto ao peito
Postura da árvore

Começa em pé e transfere o teu peso para o pé direito.

Depois, com o joelho esquerdo flexionado, apoia a planta do pé esquerdo no gémeo da perna direita (ou no interior da coxa direita).

Junta as mãos no centro do peito em sinal de saudação. Na inspiração, eleva os braços bem esticados para o céu. Imagina que os teus braços são as folhas da palmeira e deixa que abanem com a brisa do mar.

Relaxa os ombros, faz 3 respirações na postura.

Repete para o lado esquerdo.


 

Postura do surfista (postura do guerreiro II)

Começa em pé com os pés à largura dos ombros.

menino em pé, pernas e braços abertos, e perna da frente flexionada
Postura do surfista

Dá um grande passo para trás, com a perna esquerda e gira o pé esquerdo, de maneira a ficar paralelo com o lado mais curto do tapete, e gira o teu tronco - de maneira a ele apontar para a mesma direção que o pé esquerdo.



Inspira e estica as mãos para os lados, com as palmas voltadas para o chão.


Olha na direção da tua mão direita e imagina que és um surfista em cima de uma prancha.

Respira por 3 vezes e troca de lado.


 

Postura da prancha


Começa por te deitar de barriga para baixo, com as pernas afastadas à largura dos ombros.

menina com braços e pés no chão, tronco elevado
Postura da prancha

Leva as mãos ao chão, por baixo dos ombros, e ativa os dedos dos pés.


Mantendo a coluna direita, começa a fazer força com as mãos, os abdominais e as pernas para elevar o corpo do chão.

Quando os braços estiverem completamente esticados, verifica se tens a coluna completamente direita e os ombros afastados das orelhas.

Respira 3 vezes.


 

Postura do barco

Começa por te sentar no tapete com as pernas esticadas.

Expira e dobra os joelhos, com os pés apoiados no chão.

menina sentada no chão a elevar pernas e braços
Postura do barco

Inspira e levanta as pernas. Aqui, podes tentar esticar as pernas, apontando com os dedos para o céu.


Com as pernas esticadas, tira as mãos do chão, esticando os braços para a frente.

Observa se a tua coluna está direita. Empurrando o umbigo em direção às costas para ativadores o abdominal.


Relaxa o pescoço e os ombros e mantém a postura por 3 respirações


 

Postura do nadador

Ilustração de menino deitado de barriga para baixo a elevar braços e pernas
Postura do nadador

Começa por te deitar de barriga para baixo e pousa os braços ao lado do tronco, com as palmas das mãos viradas para o chão.

Inspira e levanta a cabeça, o peito, os braços e as pernas do chão, trazendo as omoplatas uma contra a outra e deixando o peito abrir.

Dá agora umas braçadas, para a frente e para trás, como se estivesses a nadar.

Sincroniza o movimento com a respiração: quando levas ambos os braços acima da cabeça inspira, quando trazes à posição inicial, expira.


Relaxamento

Para o relaxamento, podes guiar as crianças numa visualização relaxante de um dia ensolarado na praia, onde elas podem imaginar a areia quente sob seus pés, o som das ondas e o sol a brilhar sobre elas. Encoraja-as a imaginarem-se relaxadas e felizes, aproveitando o clima de Verão.


Lembra-te que, apesar de a ideia ser estarem deitadas de olhos fechados, há crianças que não se sentem seguras desta forma, então deixa a opção de escolherem a posição e ficarem de olhos abertos, se assim o desejarem.


Relaxamento guiado relacionado ao tema do Verão

Ajusta o script conforme necessário, para se adequar ao estilo de ensino e às necessidades das crianças. Lembra-te de falar suavemente e usar uma cadência tranquila ao guiar o relaxamento.


Vamos deitar confortavelmente no tapete e fechar os olhos suavemente. Respira fundo e solta o ar lentamente, permitindo que o corpo relaxe.


Imagina que hoje está um dia cheio de sol, e que estás na praia.


Imagina que sentes a brisa fresca e o calor suave do sol na tua pele enquanto caminhas pela praia. Sente a areia macia e quente sob os pés descalços. E deixa essa sensação de calor e segurança espalhar-se por todo o teu corpo, trazendo uma sensação de conforto e relaxamento.


Entretanto, encontras um lugar tranquilo na praia, onde podes deitar e descansar. Aqui, deitas confortavelmente na areia e sentes o corpo afundar suavemente enquanto te deixas descansar um pouquinho mais.


Consegues ouvir o som suave das ondas do mar a rebentar na areia. Ao inspirar, imaginas que respiras a energia e a vitalidade do oceano. E a cada respiração, sentes mais energia e vida dentro de ti.


Enquanto respiras, sente o sol quente a brilhar, envolvendo todo o teu corpo numa luz dourada. Sente o calor do sol penetrando suavemente a pele, trazendo uma sensação de conforto e bem-estar.


Enquanto estás aqui, na praia, deitado/a, deixas a mente livre. Deixas-te levar pela alegria e pela leveza que o Verão traz.


E devagar, começas a trazer a atenção de volta ao corpo deitado na areia. Sentes a calma e a serenidade que te envolvem… À medida que a brisa continua a soprar suavemente, deixas que qualquer tensão ou preocupação que ainda esteja por aí seja levada com o vento.


E lentamente, trazes a consciência de volta ao ambiente em que estamos. Sentes o tapete debaixo do corpo e começas a despertar, como quem desperta de uma maravilhosa sesta. Abres os olhos suavemente, e olhas em redor.


Lembra-te que podes trazer esta sensação de relaxamento e conexão com o Verão à tua mente, sempre que precisares de um momento de tranquilidade e serenidade. Aproveita o resto da aula com este sentimento de leveza e alegria do Verão.


Círculo de encerramento

Nesta parte, podemos incentivar as crianças a compartilharem o que mais gostaram na aula relacionada com o Verão. Deixa-as expressar como se sentiram durante as posturas e durante o relaxamento. Pergunta-lhes se conseguiram conectar-se com a energia do Verão e se sentiram algum benefício em particular ao praticar e abordar este tema.


Atividade final

Para a atividade final, podes sugerir que ilustrem algum dos tópicos que partilharam no ínicio da aula acerca das perguntas:

  • "Qual é a memória mais divertida que tens do Verão?"

  • "Quais são as coisas que mais gostas de fazer ao ar livre durante o Verão?"


Para os mais velhos, pode ser interessante fazer um pouco de journaling acerca do que sentiram no relaxamento.



 

OBRIGADA PELO APOIO!

Na Bee Shanti, somos movidas a compartilhar yoga e mindfulness com as crianças. Acreditamos que hábitos saudáveis podem ser formados com o poder do yoga e da atenção plena. Obrigado por nos apoiares ao usar este recurso.


288 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page