top of page
  • Foto do escritorana neto

Razões Pelas Quais Todas as Salas de Aula Precisam da Reunião Matinal

Todos os que pretendem criar um ambiente de aprendizagem saudável e enriquecedor, já ouviram falar da importância da reunião matinal.


Esta é uma prática pedagógica que se está a tornar cada vez mais popular nas salas de aula de todo o mundo. Ela consiste numa reunião com os alunos, no início do dia, para uma conversa estruturada que abrange vários tópicos, desde o estado emocional até às atividades do dia.


Professora a jogar matraquilhos com os alunos
Reuniões matinais

Hoje, queremos explorar as razões pelas quais todas as salas de aula deveriam incluir esta prática como parte da sua rotina diária.


1. Permite Tempo para Educar para a Inteligência Emocional


A reunião matinal oferece um momento valioso para educar as crianças acerca da inteligência emocional. Elas aprendem a reconhecer e a expressar as suas emoções, bem como a compreender as emoções dos outros. O que se demonstra fundamental para o desenvolvimento emocional e social saudável.


2. Promove Check-in Emocional


Esta prática fornece um espaço seguro para as crianças compartilharem como se sentem naquele dia. Isso permite que os professores estejam cientes das emoções dos alunos e possam oferecer apoio quando necessário.


Além disso, pode ajudar a definir o tom para o resto do dia: se grande parte do grupo está cansado, talvez seja importante levar isso em conta e reduzir a carga, para que possam recuperar, por exemplo.


Com que regularidade fazes o check-in emocional nas tuas aulas?

  • 0%Todas as aulas

  • 0%De vez em quando

  • 0%Apenas quando trabalhamos as emoções


3. Ajuda a Construir Comunidade


A reunião matinal cria um senso de comunidade na sala de aula. As crianças aprendem a importância de se preocupar com o outro e a criar um ambiente acolhedor e compassivo.


A reunião é uma oportunidade para todos os alunos serem ouvidos e se envolverem, independentemente das habilidades académicas, origens ou personalidades. Isso promove um ambiente inclusivo onde cada criança se sente valorizada como parte da comunidade que é a turma.


4. Constrói Relacionamentos Fortes


As interações durante esta prática fortalecem os laços entre alunos e entre alunos e o professor.


Durante a reunião matinal, os alunos têm a oportunidade de compartilhar um pouco sobre si mesmos. Eles podem falar sobre as atividades do dia anterior, as suas preocupações ou até partilhar algo pessoal. Isso cria um espaço onde os alunos começam a entender melhor os colegas. Eles aprendem sobre as vidas uns dos outros, e criam conexões pessoais.


A reunião matinal também é uma oportunidade para o professor se conectar com cada aluno individualmente. O professor pode ouvir as preocupações, conquistas e expectativas dos alunos. O que ajuda a construir um relacionamento de confiança entre o professor e os alunos, que é essencial para um ambiente de aprendizagem positivo.


5. Reduz Desafios Comportamentais


Quando as crianças têm a oportunidade de expressar as suas emoções e serem ouvidas, os desafios comportamentais tendem a diminuir.


Elas sentem-se mais compreendidas e respeitadas. E, mais que isso, esta conversa permite ao professor compreender melhor o que vai na vida do aluno naquele dia, procurando um melhor entendimento do que pode estar por trás de um comportamento menos positivo.


Com turmas cada vez maiores, esta oportunidade de nos conectarmos com cada aluno individualmente demonstra-se cada vez mais difícil. Mas, através desta reunião, vamos tendo pequenos momentos de conexão, que vão ajudando a estabelecer uma ligação cada vez mais forte e, com ela, uma compreensão mútua que pode ajudar a perceber certas reações - e, assim, ajudar a diminui-las.


6. As Crianças Podem Partilhar o que Lhes Vai na Mente


Esta prática é um espaço que se quer seguro e compreensivo, onde as crianças podem compartilhar o que está a acontecer nas suas vidas, sem julgamentos. Isso pode incluir eventos especiais, preocupações ou conquistas.


Partilhar momentos positivos, pode ajudar a engrandecer o que está a acontecer. Partilhar desafios pode ajudar a criança e ultrapassar momentos mais difíceis de forma mais relaxada, sentindo o apoio dos que os rodeiam.


7. Possibilita Aprendizagem de Habilidades Académicas


A reunião matinal não se limita a questões emocionais. Ela pode incluir atividades que reforçam habilidades académicas, como a leitura em voz alta, discussões matemáticas ou desafios de palavras.


Este pode ser um momento perfeito para reforçar conceitos académicos previamente ensinados. Isso é especialmente útil para rever informações importantes antes de uma avaliação ou para destacar conceitos-chave que serão explorados posteriormente nas aulas.


Em conclusão


A reunião matinal é muito mais do que uma simples rotina matinal; ela é uma poderosa ferramenta de ensino que promove o desenvolvimento emocional, social e académico das crianças.


Ela cria um ambiente de aprendizagem positivo, onde todas as vozes são valorizadas e onde os alunos se sentem apoiados na sua jornada.


Se és educador/a, considera a inclusão desta prática na tua sala de aula. Se és um pai ou mãe, incentiva a escola a adotar esta prática valiosa.


A reunião matinal é uma maneira de construir um ambiente educacional mais empático, inclusivo e eficaz.

86 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page