top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: benefícios da prática a pares

O yoga a pares, também conhecido como yoga de duplas ou yoga acrobático, envolve a prática de posturas de yoga em conjunto com um parceiro.


Este tipo de prática, traz diversos benefícios para as nossas crianças e hoje vamos falar de alguns deles.


Crianças a praticar ginastica acrobatica
Yoga a pares

Aprofunda a conexão

O yoga a pares é uma excelente maneira de fortalecer a conexão entre colegas. Através do trabalho em equipa, confiança e comunicação, as crianças aprendem a apoiar-se e a sincronizar os movimentos. Isso pode fortalecer os laços emocionais e promover uma sensação de união.


Desenvolve confiança entre pares

Praticar yoga a pares requer confiança mútua. Ao praticar posturas desafiadoras e, às vezes, até acrobáticas, é preciso desenvolver confiança na pessoa que nos está a apoiar. Isso ajuda a construir a confiança não apenas no contexto da prática de yoga, mas também em outros aspectos do relacionamento com outras pessoas.


Aprimora o equilíbrio e a estabilidade

Muitas posturas de yoga a pares envolvem equilíbrio e estabilidade. Ao trabalhar com um parceiro, as crianças podem ajudar-se mutuamente a manter o equilíbrio e a manterem-se nas posturas. As posturas ajudam a fortalecer os músculos estabilizadores e a melhorar a consciência corporal.


Trabalha a flexibilidade

Além de, com ajuda, as crianças poderem alcançar outras amplitudes de movimento, desenvolvendo flexibilidade física, a flexibilidade que queremos enfatizar é a mental. Para entrar nas posturas a pares, os nossos pequenotes não contam apenas com os seus corpos e nem sempre as posturas são tão simples como parecem nas fotografias. É necessária alguma criatividade e alguma abertura para encontrar soluções para entrar na postura. Além disso, é preciso lidar com um corpo que não é nosso, que pode ser maior, mais pequeno ou mais flexível, e que pode ter outras maneiras de funcionar.


Estimula a diversão e a alegria

A prática de yoga a pares pode ser muito divertida e estimulante. Experimentar posturas criativas em conjunto com um parceiro traz uma sensação de brincadeira e jogo à prática. Isso pode ajudar a aliviar o stress e a promover uma atitude positiva.

Não há aula de yoga a pares em que não haja sorrisos e gargalhadas. Eles adoram!


Melhora a consciência corporal

Ao praticar yoga a pares, é preciso estar atento à própria postura e à postura do par. Desta maneira, há um desenvolvimento da consciência corporal que a longo prazo pode ajudar a corrigir desequilíbrios posturais. Quando temos consciência, aprendemos a ajustar e a alinhar o nosso corpo, o que pode ser benéfico tanto na prática de yoga como em qualquer atividade diária.


Promove o trabalho em equipa

O yoga a pares é uma vertente em que os pares precisam comunicar e trabalhar em conjunto para alcançar o equilíbrio e a harmonia. Essa colaboração fortalece as habilidades de trabalho em equipa e pode ser transferida para outras áreas da vida quotidiana.

 

O yoga a pares requer prática, paciência e respeito mútuo.


É importante começar com posturas mais simples e progredir gradualmente à medida que as crianças ganham confiança e segurança. É por essa razão que o nosso baralho inclui 3 níveis de dificuldade - para irmos introduzindo as posturas aos poucos.



Uma coisa é garantida, não há aula de yoga a pares que não seja uma diversão. E está comprovado que este é o baralho preferido dos nossos pequenotes!

 

Se procuras dicas para ensinar yoga a pares, criámos este post para ti!

172 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page