top of page

Yoga kids: celebrar o novo ano chinês

O Ano Novo Chinês, ou Ano Novo Lunar, celebrado dia 10 de Fevereiro, é um tema incrível para trabalhar nesta altura do ano nas aulas de yoga kids.


Rua iluminada por lanternas chinesas
Ano Novo Chinês

Com todos os animais de cada ano, é fácil fazer várias posturas de yoga. Além disso, o feriado é uma celebração da saúde e do bem-estar, bem como uma celebração de novos começos.


Deixamos aqui algumas atividades e posturas para homenagear e celebrar esta data e esta cultura tão rica!


O que é o ano novo chinês?

O Ano Novo Chinês, também conhecido como Festival da Primavera, é a celebração da passagem de ano na cultura chinesa. Ele começa na noite da lua nova mais próxima do dia em que o sol passa pelo décimo quinto grau de Aquário e termina com a Festa das Lanternas, no 15º dia do primeiro mês do calendário chinês.


Os chineses relacionam cada ano a um dos doze animais que teriam atendido ao chamamento de Buda. A comemoração inclui tradições como danças do leão, danças do dragão, fogos de artifício, reunião de família, refeição em família, visitas a amigos e parentes.


O Ano Novo Chinês é um dos eventos mais tradicionais da China e é comemorado em vários países com significativa população chinesa, como a Coreia do Sul e o Japão. As festividades podem durar até 15 dias e marcam a união das famílias, que trocam presentes, fazem um jantar especial e praticam tradições que envolvem superstições e pensamentos de positividade para o novo ciclo que se inicia.


Curiosidades acerca do Novo Ano Chinês

Com temas acerca de culturas diferentes da nossa, gostamos sempre de começar a aula a partilhar curiosidades. Aqui ficam 10 curiosidades para partilhares com os pequenos yogis:


  1. O Ano Novo Chinês segue o calendário lunar, comemorando o primeiro dia do primeiro mês do calendário chinês. O que geralmente calha entre o final de janeiro e meados de fevereiro no nosso calendário.

  2. O Ano Novo é representado por um dos doze animais do zodíaco chinês. Cada ano é associado a um animal específico que possui características próprias e diferentes simbolismos.

  3. Durante as comemorações, o vermelho é a cor proeminente. Acredita-se que traga boa sorte, felicidade e afaste os maus espíritos.

  4. Lanternas vermelhas são penduradas nas casas para atrair boas energias e prosperidade.

  5. As celebrações podem durar até 15 dias, começando no primeiro dia do ano novo e terminando no Festival das Lanternas.

  6. Antes do Ano Novo, é comum limpar completamente as casas para afastar o azar e, em seguida, decorá-las com símbolos auspiciosos.

  7. Os adultos dão envelopes vermelhos com dinheiro, chamados "hongbao", às crianças como um sinal de boa sorte e prosperidade.

  8. Fogos de artifício são uma parte essencial das celebrações, destinados a afugentar maus espíritos e dar boas-vindas ao novo ano com alegria e barulho.

  9. O Dia de Limpeza é um dia antes do Ano Novo, durante o qual as pessoas fazem uma limpeza profunda para varrer a má sorte do ano anterior.

  10. As celebrações culminam no Festival das Lanternas, marcado por belas exibições de lanternas e desfiles iluminados por todo o país.


2024: ano do Dragão

O Ano Novo Chinês de 2024, que começa a 10 de fevereiro, será conhecido como o Ano do Dragão de Madeira, de acordo com o calendário chinês.


Algumas das principais características do Dragão são:


1. Poder e nobreza: O Dragão simboliza o poder, a nobreza e o sucesso, sendo considerado o animal mais poderoso do zodíaco chinês.


2. Inteligência e conhecimento: O Dragão é conhecido pela sua inteligência, conhecimento e habilidade para controlar as águas.


3. Força e energia: Espera-se que o ano do Dragão tenha uma energia intensa e forte, o que pode influenciar as previsões e tendências para o ano.


4. Crescimento e prosperidade: O Dragão é associado ao crescimento, ao desenvolvimento e à busca pelo conhecimento, e também à prosperidade e à fortuna.


5. Caráter: As pessoas nascidas no ano do Dragão são geralmente descritas como individuos ambiciosos, inteligentes e capazes de alcançar os seus objetivos com habilidade e determinação.


Livros relacionados com o tema

Para esta aula, deixamos-te 3 livros, em português, relacionados com o ano novo chinês e com o animal deste ano:


Mimi e Rogério e o Ano Novo Chinês, de Valerie Thomas e Korky Paul

Este livro faz parte de uma coleção e, neste livro, a bruxa Mimi e o Rogério organizam uma festa para celebrar a data.


O Dragão, de Luísa Ducla Soares

Este é um livro que convida à reflexão sobre como lidamos com o medo, o inesperado e diferente. Pode ser seguido de uma atividade de escrita (ou desenho, no caso dos mais pequenos) acerca dos temas que o livro traz para a aula.


Este livro conta a história de um dragão que se cansou de ter sempre o mesmo destino e resolveu lutar por ser, em vez do vilão, o herói da história.


Aquecimento

Antes de entrarem nas posturas, podem fingir que estão a limpar a casa e a lavar a roupa antes da véspera de Ano Novo com alguns exercícios de aquecimento.


Podem fingir que são uma máquina de lavar, em pé, com os pés afastados à largura das ancas e os joelhos ligeiramente fletidos. Com os braços dobrados à altura dos cotovelos, próximos às costelas, e giram suavemente de um lado para o outro. Mantendo os pés bem fixos no chão e girando de um lado para o outro. Podem até fazer um som a imitar a máquina, ao girar de um lado para o outro.


Podem fingir varrer o chão, segurando uma vassoura imaginária e varrendo o tapete de um lado para o outro, dando passos laterais à medida que avança.


Podes até pedir que eles inventem mais movimentos semelhantes, como se estivessem a fazer as limpezas.


Tira partido das posturas

Para as posturas, podes usar como inspiração os animais do zodíaco: rato, boi, tigre, coelho, dragão, cobra, cavalo, cabra, macaco, galo, cão e porco.


Nós já temos um baralho especialmente dedicado a esta celebração, com 12 cartas com nome, ilustração e uma afirmação positiva, por animal:


Cartas com posturas de Yoga dos animais do zodíaco chinês
Baralho do novo ano chinês

Respiração do Dragão

A respiração do dragão é uma prática que visa trazer energia e força, inspirada no animal mítico que simboliza o poder e a nobreza no horóscopo chinês. Aqui estão algumas instruções para que as crianças aprendam a respiração do dragão:


Começamos por sentar em postura fácil, com a coluna direita e os olhos fechados.

Fazemos algumas respirações, sentindo o ar a entrar e a sair pelo nariz.

E trazemos agora à memória algo que nos anda a incomodar. Pode ser uma chatice que tivemos, uma preocupação ou qualquer outra coisa.

E imaginamos agora que nós transformamos num grande dragão, com todos os seus poderes.

De seguida, vamos fazer círculos com o nosso tronco. Inspirando enquanto levamos o tronco atrás, expirando enquanto o levamos à frente.

E como somos um poderoso dragão, vamos imaginar essa situação que nos anda a chatear pousada a nossa frente. E, ao expirar, vamos fazer o ar sair pela boca, como se soprássemos fogo, e queimássemos o que nos chateia.

Inspiramos atrás, e expiramos à frente. Fazemos 3 ciclos para um lado, 3 ciclos para o outro.


Atividade final

Para terminar a aula podem construir as vossas próprias lanternas e colocar uma luz a pilhas para iluminar.


Podem até concentrar uns minutos na lanterna para um momento mindful.


 

Se construir uma lanterna não for possível, deixamos 12 páginas para os mais pequenos colorirem no final da aula. Podem pensar em qual foi o animal com que mais se identificaram e colorir essa página!



 

Espero que gostes destas dicas para comemorar o Ano Novo Lunar com os teu pequenos yogis.


Que outras celebrações gostarias de ensinar às crianças nas aulas de yoga kids?




160 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page