top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: Plano de aula para o Inverno

Atualizado: 22 de dez. de 2022

O Inverno está aí e, ainda que durante alguns anos não gostasse nada desta estação, hoje aprecio-a com tudo o que ela nos traz: recolhimento, menos velocidade, mais conexão com os outros (são os tempos de ficar junto à lareira com a família em conversas e gargalhadas).


Além destas qualidades todas que o Inverno tem, não há aula temática mais bonita que a aula de Inverno.


Foi por isso que criei esta aula que é indicada para todas as idades, idealmente para grupos dos 4 aos 11.



Materiais que podes levar para os ajudar a entrar mais no tema

  • Coluna ou telemóvel, com as tuas músicas preferidas da época.


Começa com um círculo de conexão

Com todos sentados num círculo, relembra as regras das aulas de Yoga Kids e introduz o tema da aula: o Inverno.


Aqui, podes fazer algumas perguntas ao círculo:

  • O que mais gostas no Inverno? Porquê?


Ainda sentados, podem fazer uns ciclos da respiração do floco de neve:

Inspira flocos de neve, congela (retenção muito curta), expira para derreter os flocos de neve (alongando a expiração).


De seguida, começa a introduzir movimento - vamos fazer nevar! Ainda cada um no seu tapete, vão até à postura da montanha e, aqui, levam os braços bem alto, numa inspiração. E, na expiração, levam as mãos ao chão, soltando a tensão, como se fossem flocos de neve a cair.

Depois de alguns ciclos até podes andar um pouco de trenó nessa neve: voltam a sentar de pernas cruzadas na frente do tapete e, agarrando as pontas, nas duas mãos, imaginam-se descer a colina cheia de neve com o trenó.

Toma partido das posturas


Aqui, tens a oportunidade de usar algumas das posturas presentes no baralho dos animais de Inverno e, depois de eles aprenderem algumas, podem fazer a dança do congela: todos dançam pela sala e, quando a música pára, congelam na postura favorita que aprenderam hoje.


3 cartas com posturas de Yoga
Cartas de Inverno da Bee Shanti - gratuitas, no nosso site

Antes do relaxamento, podem ainda fazer uma viagem coletiva no trenó, sentando com as pernas em forma de "V", uns diretamente em frente aos outros. Anuncias que vão, em conjunto, descer a Grande Colina, e quem está na frente, move a perna direita (e todos seguem), move a esquerda (e todos fazem) - movendo-se pela sala. Vai alterando quem está na frente do trenó, para dar oportunidade a todos.



Círculo de fecho e relaxamento


No final, sentam todos em círculo e, um a um, partilham a postura de Yoga favorita. Se houver tempo, podes fazer todo o grupo entrar na postura, à medida que vão partilhando.


Depois, deitam para o relaxamento. Podem imaginar que são um floco de neve, abrindo as pernas e os braços, e que vão derretendo em direção ao chão, permitindo-se relaxar e derreter um pouco mais a cada e expiração.


Algumas crianças vão sentir necessidade de abrir os olhos para ver como os outros derretem e está tudo bem! O importante é que atentem à respiração e sigam as dicas de aprofundar as inspirações e alongar as expirações.


E não te esqueças, queremos saber se experimentaste e como correu o exercício: partilha connosco no Facebook ou Instagram, marcando a @oficina.beeshanti.


Boa Aula!

 

Gostaste deste post? Guarda-o no Pinterest, para veres mais tarde:


624 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page