top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Dezembro

O mês de Dezembro está aí, e é um período repleto de ocasiões especiais que podem ser incorporadas de maneira criativa e significativa nas aulas de Yoga Kids.


Mulher é criança a olhar para bolas de Natal
Dezembro

Vamos explorar seis temas que vão trazer diversão, aprendizagem e consciência às práticas de yoga e mindfulness. Prepara-te para uma jornada única de conexão entre o corpo, a mente e o mundo em nosso redor! 🌈🧘‍♀️


Para isso, este mês, escolhemos os seguintes temas:

  • Hanukkah (7 de Dezembro) 🕎

  • Dia Universal da Infância (20 de Dezembro) 👧👦

  • Dia Internacional da Solidariedade Humana (20 de Dezembro) 🌍

  • Solstício de Inverno (21 de Dezembro) ☀️❄️

  • Natal (25 de Dezembro) 🎄🎅

  • Fim do ano (31 de Dezembro) 🌟


Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar as crianças a embarcar em novas jornadas com curiosidade, alegria e muita criatividade!


Hanukkah (7 de Dezembro) 🕎


A exposição a diferentes culturas e religiões desde cedo ajuda as crianças a entenderem e respeitarem a diversidade do mundo. Isso promove a tolerância, a aceitação e reduz preconceitos e estereótipos.


Ao aprenderem sobre outras tradições, como o Hanukkah, as crianças ampliam a sua perspectiva sobre o mundo, compreendendo que há diferentes maneiras de ver e viver a vida, o que incentiva a curiosidade e ajuda a fomentar uma mente aberta.


Viver num mundo cada vez mais interconectado e globalizado requer compreensão e sensibilidade para com outras culturas. O conhecimento sobre diferentes religiões e práticas culturais ajuda as crianças a serem cidadãos globais informados e empáticos.


Podem celebrar a festa das luzes com posturas de yoga que representem os elementos simbólicos do Hanukkah.


Podes começar por explicar a importância e os símbolos desta festa, perguntando se conhecem a história do Hanukkah e se têm tradições especiais para esta época. Durante a aula, cria uma sequência de posturas baseada nos elementos do Hanukkah. Podes incorporar a postura da vela e outros símbolos, podem fazer uma atividade em que cada criança pode criar a sua própria Menorah ou desenhar símbolos do Hanukkah, como a dreidel.


Dia Universal da Infância (20 de Dezembro) 👧👦


Esta é uma oportunidade incrível para destacar a importância dos direitos das crianças. Podes perguntar às crianças o que significa ser criança e o que elas mais apreciam nesta fase das suas vidas.


Propõe uma aula especial dedicada aos direitos das crianças em que exploram posturas que promovam a liberdade, a criatividade e a alegria.

Incentiva uma discussão sobre como as crianças podem ser agentes da mudança e como é vital proteger e respeitar os direitos de todas as crianças no mundo.


Dia Internacional da Solidariedade Humana (20 de Dezembro) 🌍


Esta data é sobre unir esforços para a construção de um mundo melhor e uma oportunidade para promover a empatia e a cooperação entre as crianças.


Incentiva atividades em grupo que destaquem a importância da solidariedade e do trabalho em equipa. Podes criar posturas que incentivem a cooperação e a ajuda mútua - ou usar o baralho de Yoga a Pares. Em alternativa, propõe uma atividade onde as crianças trabalham a pares ou em grupos para realizar uma sequência de posturas de yoga que requerem cooperação e sincronização.


Solstício de Inverno (21 de Dezembro) ☀️❄️


Celebrem a mudança de estação com posturas de yoga que representam a transição do outono para o inverno. É uma óptima oportunidade para explorar a mudança ou a dualidade da luz e da escuridão.


Incentiva uma discussão sobre como diferentes culturas celebram o solstício de inverno e como o dia mais curto do ano pode ser um momento para a reflexão e renovação.


Tira partido de posturas que representem essa dualidade do solstício. Podes também explorar as saudações ao sol e à lua e promover a reflexão sobre o que ambas as sequências os fazem sentir.


Natal (25 de Dezembro) 🎄🎅


Explora a alegria e o espírito natalício com posturas de yoga que remetam aos símbolos tradicionais desta época.


Se precisares de inspiração, espreita o nosso baralho de Natal.



Começa por discutir com as crianças o significado do Natal e as tradições associadas. Pergunta-lhes o que mais gostam no Natal e como se sentem durante esta época.


Este mês, criámos um plano de aula dedicado especialmente a esta celebração. Dá uma espreitadela e deixa a tua criatividade fluir!




Fim do ano (31 de Dezembro) 🌟


Uma aula de Yoga Kids para celebrar o fim do ano pode ser criativa, divertida e ao mesmo tempo focada na reflexão e no estabelecimento de intenções para o novo ano. 


Uma das nossas atividades favoritas consiste em pedir às crianças para escreverem cartas a si mesmas, refletindo sobre as coisas boas que aconteceram durante o ano. Elas podem listar conquistas, momentos felizes, coisas que aprenderam ou pessoas que as inspiraram.


Estas cartas podem ser guardadas e abertas no final do próximo ano. É maravilhoso para todos abrir estas cartas e ver como crescemos (eu também escrevo a minha!).


O objetivo destas atividades é encorajar as crianças a olhar para trás e reconhecer as coisas boas do ano que passou, desenvolvendo um sentido de gratidão e apreciação pelos momentos vividos e pelas experiências que contribuíram para o seu crescimento.


Pode ser igualmente bonito fazer este exercício de gratidão em grupo, num círculo de reflexão. Podes começar tu por dar o exemplo, e depois convidar cada um dos teus yogis a celebrar as vitórias do ano com o grupo. 

 

Para celebrar este mês da melhor maneira, nas nossas subscrições, partilhámos os seguintes materiais:

  • plano de aula para o Natal que inclui dicas para conversa inicial e final, história e posturas relacionadas com o tema, exercício de relaxamento e atividades extra para celebrar a época

  • script para guiar um pranayama com o tema "amor e generosidade"

  • poster com sequência de posturas relacionadas com o Natal

  • acesso antecipado aos temas do mês

  • coupon de desconto exclusivo para materiais Bee Shanti

 

Celebrar estes temas nas aulas de Yoga Kids vai incentivar os nossos pequenotes a aprender, explorar e conectar com o mundo de maneira mais consciente. Cria momentos que eles não esqueçam, e continua a promover e fortalecer a compreensão de valores positivos.


Vamos fazer de Dezembro um mês de aprendizagem, diversão e crescimento através das aulas de Yoga Kids. 🌟🧘‍♂️🎉


Mergulha num mês cheio de inspiração e exploração com estes temas! 🌟🧘‍♀️✨


Qual o teu tema favorito?

  • Hanukkah

  • Dia Universal da Infância

  • Dia Internacional da Solidariedade Humana

  • Natal


191 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page