top of page
  • Foto do escritorana neto

Coloque os seus filhos no Yoga!

“Se todas as crianças de 8 anos aprenderem meditação, nós eliminaremos a violência do mundo dentro de uma geração.” — Dalai Lama

O título pode ser um tanto ao quanto rígido. Não queria de todo que o fosse, mas queria chamar a atenção para a necessidade de darmos aos nossos filhos maneiras de, desde pequenos, saberem lidar com as adversidades que a vida nos apresenta e que, muitas vezes, nos paralisam.

É com esse objectivo em mente que trabalhamos no Yoga para crianças: equipar as crianças com ferramentas internas que lhes permitem lidar com as suas emoções, fazendo com que cresçam mais capazes de lidar com situações adversas e de se auto-motivarem. Não é incomum que as pessoas quando pensam em Yoga, sejam automaticamente levadas a pensar em belas e acrobáticas posturas. Não é esse o objectivo do Yoga, muito menos do Yoga para crianças.


Então, o que é o Yoga? O Yoga é muita coisa mas, em modo simplificado, a palavra significa ‘união’. Esta arte, que nasceu na Índia e se espalhou pelo mundo, é uma disciplina que atua no corpo, mente e espírito para nos tornar sãos e equilibrados.

O Yoga orientado às crianças procura levá-las à exploração e aprendizagem num ambiente divertido, seguro e alegre, trabalhando: Corpo — na prática das posturas (asanas) aprendemos a mover-nos livremente e obtemos consciência do nosso corpo, além de nos ajudar a tornar fisicamente mais flexíveis e fortes. Mente — aprendemos a concentrar-nos e a usar a nossa energia vital (prana) para nos sentirmos mais relaxados, focados e motivados. Espírito — através das visualizações, os nossos sentidos e personalidade são estimulados, tornando-nos mais criativos. Quais são os benefícios?

  • Melhor desempenho na escola.

  • Melhor equilibrio comportamental e emocional.

  • Menos casos de depressão e ansiedade.

  • Melhores habilidade sociais.

Como pode ajudar na escola?

  • Melhora a concentração: o aumento da capacidade de estar atento permite captar novas informações, sem distrações internas ou perspectivas pré-concebidas.

  • Melhora a memória, a flexibilidade cognitiva, o raciocínio, o planeamento, o comportamento direcionado a objetivos e a auto-regulação, assim como outras habilidades essenciais quando se trata de apreender novas informações.

  • Reduz a reatividade emocional, questões comportamentais, ansiedade e depressão. Isso significa que os alunos têm menos obstáculos na aprendizagem.


Parece demais para ser verdade, não é?

Então vamos mergulhar mais profundamente em cada um destes tópicos e perceber como é que o Yoga ajuda nisto tudo.

Há algum específico que gostasse de explorar? Deixe-me um comentário!

33 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page