top of page
  • Foto do escritorana neto

Os melhores livros para ensinar yoga a crianças

Atualizado: 2 de jan.

Os livros são sempre uma óptima ajuda nas nossas aulas de yoga kids. Livros que têm posturas já incluídas na história são maravilhosos, mas se precisares de um livro com um tema específico para dar as aulas, podes sempre recorrer à biblioteca para procurar um livro que não é propriamente um livro de yoga.


Mãe a ler livro a filha pequena
Livros para ensinar yoga

A maioria das nossas aulas de yoga gira em torno de histórias, seja uma história que inventamos ou a de um livro.


O storytelling com yoga, com histórias inventadas, é uma maneira divertida de envolver e movimentar as crianças com pouco planeamento. Depois de conheceres algumas posturas que podem encaixar no enredo, vais poder ser realmente criativa e começar a contar histórias através de posturas.



E podes usar um livro, com qualquer história, que lês, fazes as posturas, e convidas os teus yogis a movimentarem-se e a sentir, enquanto também desenvolvem o seu vocabulário.


Porque usar livros nas aulas de yoga para crianças?


Misturar a magia da leitura com a prática do yoga pode ser uma fórmula irresistível para atrair crianças para o mundo do movimento consciente. Os livros não são apenas portais para aventuras imaginativas, mas também se tornam aliados valiosos nas aulas de yoga para os mais pequenos.


Ao apresentar histórias que envolvem personagens que praticam yoga, as crianças não só se conectam com a parte física, mas também aprendem os princípios fundamentais de forma lúdica. Essa introdução gradual e divertida pode motivá-las a praticar as posturas por conta própria.


A integração de movimento no ato de ler permite que os nossos yogis se envolvam ativamente com a história. Incorporar as posturas enquanto a narrativa se desenrola não os mantém apenas entretidos, mas também os mantém fisicamente envolvidos na história. É uma forma divertida de transformar a leitura numa experiência interativa, estimulando a imaginação enquanto eles se movem em sintonia com a história.


Os livros são uma ferramenta excelente para introduzir e aprofundar temas específicos como compaixão, concentração ou relaxamento, tornando-se um recurso complementar para reforçar estes conceitos durante as aulas.


Através das histórias e da representação dos seus personagens, as crianças conseguem conectar-se com os seus corpos, respiração e emoções - o que promove a capacidade de estar presente no aqui e no agora, de estar mindful. Essa conexão, é a semente do bem-estar, pois ela ajuda a encontar mais calma, focar e notar o que o corpo e o ambiente em redor comunicam. Com a prática regular, os nossos pequenos yogis começam a sentir mais os seus corpos e emoções e desenvolvem mais facilidade em gerir o stress e a ansiedade do dia a dia.


Através das histórias, vamos encorajar o uso da imaginação, a visualização de personagens e cenários, e a desenvolver uma criatividade que se quer sem limites. Além disso, ao longo do tempo, as crianças vão estar expostas a mais e novo vocabulário, ajudando-os a desenvolver as suas habilidades linguísticas.


Há também a possibilidade de os expormos a diferentes culturas e línguas, abrindo as suas mentes e promovendo a apreciação pelo mundo.


Os livros, combinados com o yoga, têm um impacto muito positivo no desenvolvimento físico, emocional e cognitivo.


Que livros usar?

Os melhores livros para usar durante a fase das posturas nas aulas de yoga kids são aqueles que incluem muitos animais, elementos da natureza e aventura. Mas podes dar asas à criatividade porque as opções crescem quanto mais posturas souberes e conseguires adaptar às histórias.


Livros com pouco texto e muitas ilustrações também ajuda a manter as crianças mais focadas. No entanto, não deixes que isso te limite e usa qualquer livro que aches apropriado para o tema da aula.


Lista dos nossos livros favoritos


Sobre imaginação

Onde Vivem os Monstros, de Maurice Sendak

A história acompanha Max, um menino reguila que, após ser mandado para o quarto sem jantar, embarca numa jornada imaginativa para uma ilha habitada por monstros. O livro aborda temas como a imaginação, a raiva e o conforto do lar e tornou-se um clássico da literatura infantil.


Sobre inclusão

A Última Paragem, de Matt de la Peña

A história acompanha um menino e a sua avó num passeio de autocarro pela cidade em que as paragens nos levam a refletir sobre as diferenças. O livro aborda temas como diversidade, empatia e conexão humana, tendo recebido prémios como a Medalha Newbery e o Livro de Honra Caldecott.


Sobre animais

Urso Castanho, Urso Castanho, o Que Vês Aqui?, de Bill Martin Jr. e Eric Carle

A história começa com um Urso Castanho que se questiona acerca do mundo ao seu redor e das cores da vida. O livro é conhecido pelas suas ilustrações vibrantes e narrativa simples e envolvente. O livro é uma ótima opção para promover a consciência sobre a natureza e a diversidade, bem como para estimular a imaginação e o pensamento crítico nas crianças. Além disso, pode ser utilizado como um recurso pedagógico para ensinar cores e animais, tornando-se uma escolha popular para a educação infantil.


O Peixe Arco-Íris, de Marcus Pfister

Um livro infantil que narra a história de um peixe belamente colorido e que se tornou um clássico infantil sobre a humildade, a generosidade e a bondade. Com ilustrações encantadoras e pormenores deliciosos (como barbatanas que se destacam), este livro oferece uma excelente lição às crianças através de uma linguagem muito clara.


Vamos à Caça do Urso, de Michael Rosen

Um livro infantil que acompanha uma família numa empolgante expedição para caçar um urso. O livro é conhecido pela sua narrativa cativante e repetitiva, ideal para leitura em voz alta. Enquanto o lês, podes convidar as crianças a executar as acções, fingindo atravessar o campo de erva, cruzar o rio, seguindo os caçadores até à caverna e, depois, regressando a casa.


Quero o Meu Chapéu, de Jon Klassen

Uma história envolvente sobre um animal que procura o seu chapéu perdido, questionando outros animais ao longo do caminho. As ilustrações e o humor subtil tornam este livro uma leitura divertida e cativante para crianças e adultos.


A Joaninha Resmungona, de Eric Carle

Um livro infantil que conta a história de uma joaninha que sempre está de mau humor. No decorrer da história, outros animais tentam ajudá-la a melhorar o humor, mas somente quando se depara com uma situação de perigo é que a Joaninha percebe a importância de ser gentil e prestativa.


O Elmer, de David McKee

Parte de uma coleção com 34 títulos, este livro narra a história de um elefante colorido que, apesar da sua singularidade, busca aceitação entre os demais elefantes cinzentos. Através desta narrativa, a obra aborda temas como a diversidade, a auto-aceitação e a importância de ser autêntico. As vibrantes ilustrações e a mensagem positiva tornam este livro uma leitura envolvente e extremamente educativa.


Yoga na Amazónia, de Cátia Ramos

A história segue as aventuras de uma tribo têm uma luz de amor no coração. O livro é uma introdução divertida e educativa ao yoga e ao meio ambiente e inclui 2 atividades para fazer em família ou em grupo.


Este livro é um guia de meditação mindfulness para crianças. A autora ensina técnicas para ajudar as crianças a auto regularem-se, e trabalha emoções e concentração, tudo de forma simples e divertida. Com ilustrações encantadoras, Eline Snel apresenta técnicas de respiração e meditação mindfulness para as crianças. O livro mostra como a prática pode ajudar a lidar com emoções como a ansiedade e o stress, além de ajudar na concentração e na criatividade.


Sobre as estações

Primavera do Yoga, de Márcia Viana 

Este foi o primeiro livro que levei para as minhas aulas de Yoga e faz parte da Coleção "Yoga das estações". A história convida à descoberta do yoga através da conexão com a natureza e connosco mesmos, através dos asanas e do mindfulness. Através de belas ilustrações, a autora Márcia Viana convida as crianças a experimentar as posturas e a respiração, além de mostrar como a prática pode trazer tranquilidade e equilíbrio para o corpo e a mente. 


Sobre emoções

O Ratinho e o Muro Vermelho, de Britta Teckentrup

Este livro conta-nos a história de um ratinho curioso que encontra a felicidade com a ajuda da sua mente de principiante.

Aprender que nem tudo o que criamos na nossa mente é verdade e as nossas crenças podem criar-nos obstáculos que não são reais é de um valor inestimável para a saúde mental e auto-confiança. Que nenhum de nós se esqueça que: "se abrires a tua mente e o teu coração, muros desaparecerão e descobrirás como o mundo é verdadeiramente bonito."


Sobre humanidade

Eu Sou Humano, de Susan Verde;

Um livro que celebra a humanidade, destacando a importância da empatia, da compaixão e do respeito. Através de belas ilustrações e palavras inspiradoras, a autora transmite mensagens de amor-próprio e aceitação, promovendo valores fundamentais para o desenvolvimento emocional das crianças.


Eu sou Yoga, de Susan Verde

Este livro é uma introdução poética e inspiradora ao yoga. A autora convida as crianças a conectarem-se com o seu Eu interior e com o Universo através dos movimentos e da meditação. Com ilustrações coloridas e vibrantes, Susan Verde apresenta as posturas do yoga de forma poética e leve. O livro mostra como a prática pode ajudar a encontrar a paz interior, força e a confiança em nós mesmos.


A Jóia Interior, de Anna Llenas

A mensagem é, para mim, a mais bela e essencial mensagem que podemos passar a qualquer criança (ou adulto): todos nascemos com uma jóia que é o nosso Ser, o nosso verdadeiro Eu, a nossa Essência. Se para nós adultos é difícil estar em constante contacto com a nossa jóia interior, não é mais fácil para os mais pequenos, que ainda precisam de muito apoio e amor para se tornarem capazes de a identificar. Crescer com auto-estima, plenos de que não há nada exterior a eles que precisem, é uma das lições mais belas que podemos passar. 


Esperamos que tenhas gostado desta lista de livros e, se nos escapou algum, por favor partilha-o connosco nos comentários.

243 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page