top of page
  • Foto do escritorana neto

Professora do mês de Setembro - Cidália Monteiro

Seguimos com a nova rubrica do blog: ‘professora do mês’. Com esta rubrica queremos dar a conhecer as professoras maravilhosas que levam o Yoga e o Mindfulness por Portugal fora. Queremos trazer partilhas que ajudem outras professoras e educadoras no mesmo caminho e queremos trazer mais informação a pais e encarregados de educação - ajudando-os a encontrar respostas a perguntas como ‘porque devo inscrever o meu filho no Yoga?’.


Foto de professora a segurar livro de histórias
Cidália Monteiro - Professora do Mês


Para este mês de Setembro, convidei alguém que apoia o projecto da Bee Shanti desde praticamente o seu início. O convite não foi só pelo enorme coração que tem mas por todo o trabalho que faz pelas crianças.


A Cidália Monteiro além de uma mãe de coração gigante, foi uma das primeiras a levar o baralho da Respiração Consciente para trabalhar com os seus próprios filhos. Partilhava comigo recentemente que, numa sala de espera, em vez de os colocar a ver desenhos animados no telemóvel, lhes deu o baralho da Respiração Consciente para passarem o tempo. Fiquei encantada!


Sem mais demoras, vamos então à entrevista com a Cidália:


O que te fez começar a dar aulas?

Depois de ser mãe, queria ter mais liberdade de tempo para estar com o meu filho. Já era apaixonada por desenvolvimento infantil e vi uma ótima oportunidade de crescimento pessoal e profissional.


Quem foi um(a) grande mentor(a)/professor(a) para ti?

A Ana Sofia da Escola Sunshine, foi com ela que tirei as primeiras formações e dei os primeiros passos no yoga para crianças.


E acho que as dezenas de crianças a quem dei aulas nos últimos anos, cresci e fui feliz com cada uma delas.


Praticas Yoga pessoalmente? Que estilos preferes?

Pratico hatha yoga.


O que influencia a tuas aulas e temas? Onde buscas inspiração?

Busco inspiração nos manuais e nos temas que já tenho pré-definidos. Troco imensas ideias e material com outras colegas. Na natureza, nos ciclos, nas estações! E vou percebendo os interesses das turmas que sejam comuns e que consiga adaptar! Já fiz uma aula dedicada ao tema 'Minecraft', por exemplo. A inspiração maior são mesmo eles!


Como achas que o Yoga ajuda as crianças a crescer e a lidar com o stress?

Primeiro porque não é uma "aula" obrigatória, as sessões são dinâmicas e desenvolvidas tendo sempre em conta as idades dos pequenos yogis. Há imensas atividades lúdicas onde as crianças podem alongar o corpo, desacelerar a respiração e acalmar a mente o que consequentemente leva a diminuição do stress que vivenciam no dia a dia.


Brincamos muito, mexemos o corpo, rimos, dançamos e aprendemos a respirar de forma mais consciente.


Porque achas que o yoga é importante para as crianças? Que obstáculos já viste alunos teus ultrapassar?

Acredito muito que o yoga é importante para os mais novos porque funciona como um momento descontração, onde se aprende a brincar!


Pessoalmente, o maior obstáculo é o fato de as turmas nas escolas serem demasiado grandes.


Com os alunos é entender que cada um deles é diferente, que não há bons nem maus comportamentos, que o comportamento é uma forma de comunicação, daí o tamanho das turmas ser a minha maior dificuldade, por vezes são tantos e as aulas seguidas que vejo-me a não ter o tempo que gostaria de ter com eles.


Qual é a maior recompensa de ser professora de Yoga Kids?

Os abraços e os sorrisos sinceros!


Que conselho darias a outras professoras que estão agora a iniciar as aulas?

Que não se foquem apenas nas posturas e na planificação das aulas. Aprendam também sobre desenvolvimento infantil e sobre educação respeitosa. Acredito mesmo que faz a diferença!


Qual é o teu baralho favorito da Bee Shanti?

O primeiro é especial!



Onde é que os pais que estão a ler está entrevista te podem encontrar? (Física ou digitalmente)

Em Vila Real ou na minha página Cidália Monteiro, no Instagram.

 

Gostaste desta entrevista? Que outros conteúdos ou outras pessoas gostavas de ver no blog? Deixa-nos saber nos comentários. ☺️

65 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page