top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: o exercício deste Natal

Atualizado: 20 de nov. de 2023

Compartilhar é cuidar e aqui nós adoramos partilhar contigo! Estamos muito animadas com a época Natalícia e, por isso, não podíamos deixá-la passar sem partilhar este exercício. Tudo bem se não tiveres tempo para experimentá-lo imediatamente, mas fica aqui como inspiração para outros (afinal ele pode ser feito de outras maneiras).


Agora que vieste até aqui, queremos dar-te os parabéns por estares sempre à procura de novos exercícios para os teus pequenotes. Estes exercícios e planos de aula que partilhamos podem ser para as crianças na sala de aula da escola ou nas aulas de yoga dos teus filhos. Não importa, desde que haja crianças envolvidas.


Mal podemos esperar para ouvir sobre a tua vitória ou qualquer dúvida que tenhas. Podes enviar-nos um email ou comentar nas redes. É realmente importante para nós, e queremos ouvir-te.


Então, sem mais demoras, vamos ao exercício.

Materiais para exercício: caixa e cartas
Os melhores presentes de Natal


Podes introduzir este exercício na parte das posturas e, para ele, vais precisar de caixas. Ou até sacos. Damos-lhe só um toque de Natal, com um laço ou embrulhando as caixas para parecerem presentes.


É importante é que tenham uma tampa, ou qualquer maneira de abrir, porque vamos colocar as posturas lá dentro.


Dentro de cada uma das caixas (ou sacos) colocas algumas cartas do baralho de Natal. Se não tiveres o baralho de Natal, podes escrever em alguns cartões os nomes das posturas. Elas podem ser:

  1. Postura da árvore de Natal

  2. Postura do floco de neve

  3. Postura do trenó

  4. Entre outras.


E divides as posturas, em número igual, pelas caixas que vão estar no centro do círculo.

Com todos sentados, cada um no seu tapete, começa então a ronda: um a um, dirigem-se aos presentes, escolhem um, abanam (para baralhar as posturas), e retiram uma carta. Quem tirou a carta, faz a postura para todo grupo imitar. E passa a vez a quem está à sua direita, por exemplo.



Se quiseres introduzir um pouco mais de complexidade ao exercício, podes colocar os presentes numa ponta da sala, e dividir as crianças em grupos. Cada grupo tem um presente. E todos ficam na ponta da sala oposta a esse presente.

Um deles vai até ao presente e tira uma postura, partilhando com o seu grupo, que também faz a postura. E depois vem, com a carta em equilíbrio, em cima da cabeça (sem mãos!), até a entregar ao próximo membro do grupo que a leva até aos presentes, em equilíbrio na cabeça, também.


Aqui é importante sublinhar que não é uma corrida, mas um teste ao equilíbrio. Interessa não deixar cair a carta no chão, no caminho entre o presente e o grupo.

Quando em cima da cabeça começa a não ser desafio, altera o jogo: em cima do ombro, em cima do cotovelo... sê criativa.


E não te esqueças, queremos saber se experimentaste e como correu o exercício: partilha connosco no Facebook ou Instagram, marcando a @oficina.beeshanti.


Boa Aula!

 

Gostaste deste post? Guarda-o no Pinterest, para veres mais tarde:


Pinterest post
Pinterest

309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page