top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Agosto

O mês de Agosto chegou e traz consigo um periodo repleto de diversão e aventura para as crianças!


Todos os meses são uma nova oportunidade para nutrir a imaginação, e cuidar do corpo e da mente através de novos temas. Em Agosto, há diversas oportunidades para que os pequenotes possam entrar em contacto com tópicos relevantes, explorando-os de várias formas, pedagógicas e divertidas.


Criança a brincar na areia da praia
Temas de Agosto

Para este mês, escolhemos quatro temas:

  • Férias

  • Dia Mundial do leão

  • Dia Mundial do elefante

  • Piratas

  • Praia


Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar as crianças a compreenderem mergulhar numa jornada de alegria, bondade e muita criatividade!


Férias

Nada diz "férias" como a praia! E não havendo praia, temos sempre a imaginação infinita dos nossos pequenos yogis para viagens incrivelmente criativas.


Leva as crianças numa jornada imaginária pela praia, onde poderão brincar, construir castelos de areia, mergulhar no mar e conectar com a natureza ao seu redor.


Podes usar poses como a portura do surfista e a postura da estrela do mar para criar um ambiente divertido e relaxante.


Incentiva-as a sentir a brisa do mar na pele e a ouvir o som das ondas, mergulhando num estado de tranquilidade e alegria.


Estes são alguns dos ingredientes que usámos no plano de aula disponível na nossa loja e que também está disponível nas subscrições.


Dia mundial do Leão

Dia 10 de Agosto, celebra a força e a majestade do leão com poses que retratam o rei da selva.

Incentiva as crianças a assumirem a postura do Leão (Simhasana), libertando um rugido enquanto soltam o ar.


Esta atividade não só é divertida, mas também ajuda as crianças a soltarem tensões e emoções negativas, promovendo empoderamento e auto-expressão.


Além disso, podes trabalhar características que associamos ao leão. Mostrar que ele não é o maior animal da selva, que ele não é o mais rápido, mas que ainda assim é o rei da selva - não é incrível?


Amizade

O verão e as férias trazem consigo novas amizades e o tema da amizade é uma oportunidade maravilhosa para enfatizar a importância da conexão humana e do apoio mútuo.


Recorre a atividades de parceria, como a postura do barco duplo, em que as crianças trabalham juntas para se equilibrar e apoiar mutuamente. Incentiva-as a compartilharem as suas experiências e emoções durante as posturas, promovendo um ambiente de confiança e empatia.


Este é um tema lindíssimo de se trabalhar nas férias, na praia ou na piscina. Ideal para pais e momentos em família.


Dia mundial do Elefante

No dia 12 de Agosto celebramos os elefantes, símbolos de sabedoria e compaixão.


Explora poses que representam a grandeza e a calma destes animais, como a postura do Elefante.


Incentiva as crianças a imaginarem que são elefantes, conectando-se com a energia do respeito pela natureza e pelos outros seres vivos.


Podes também promover atividades mindful como a respiração do elefante, em que as crianças inspiram profundamente e expiram lentamente pelo nariz, conectando-se com a serenidade e a tranquilidade do elefante.


Este é um dos exercícios que temos nas nossas cartas da respiração consciente.


Piratas

Eles vão adorar uma aventura emocionante no alto mar com o tema dos piratas!


Usa posturas como a do barco (Navasana) e a do Pirata para levar as crianças numa jornada em busca do tesouro.


Utiliza a tua criatividade para contar histórias de piratas, incentivando-as a explorarem a imaginação e a explorar os sentidos.


Lembra-as de que, assim como os piratas, todos somos exploradores nas nossas próprias jornadas de vida.


Este é o tema que partilhamos este mês nas nossas subscrições.


Praia

Termina o mês com um dia na praia!


Usa as posturas que referimos no primeiro tema deste post.

Incentiva as crianças a conectarem-se com o ambiente, observando a areia, o sol e as ondas. Promove momentos de reflexão e gratidão pela beleza da natureza ao nosso redor.


A chave para as aulas de yoga e mindfulness é a criatividade e a flexibilidade. Adaptar as atividades às idades e interesses das crianças é essencial para uma experiência significativa e divertida.


O que importa é que o ambiente seja acolhedor, que haja bondade e atenção. Assim, vamos I ncentivando cada criança a encontrar a alegria, a paz e a conexão com o seu Eu interior.


 

Gostaste das dicas? Deixamos-te ainda mais algumas para complementar estas atividades:


56 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page