top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Julho

Juntem-se a nós para dar as boas vindas ao enérgico e vibrante mês de Julho 🙌

Enquanto o sol brilha e as aventuras de Verão começam, está é a altura ideal para trazer temas inspiradores para animar os nossos pequenos yogis.


3 crianças deitadas no chão com moinhos de vento nas mãos
Temas de Julho

Cada mês é uma nova oportunidade para nutrir a imaginação, e cuidar do corpo e da mente através de novos temas. Em Julho, há diversas oportunidades para que os pequenotes possam entrar em contacto com tópicos relevantes, explorando-os de várias formas, pedagógicas e divertidas.


Para este mês, escolhemos quatro temas:

  • Dia Mundial do cérebro

  • Dia Mundial dos avós

  • Dia Mundial da conservação da Natureza

  • Férias e aventuras.


Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar as crianças a compreenderem o significado de cada uma destas datas e a explorar estes temas de forma lúdica e divertida.


Dia Mundial do cérebro (dia 22)

Conversa sobre a importância da saúde do cérebro e do bem-estar mental com poses e atividades que estimulem a mente.


Incorpora poses de equilíbrio como a postura da árvore ou a postura da águia para promover o foco e a concentração.


Propõe exercícios de respiração, em que as crianças fazem respirações lentas e conscientes para melhorar a função cognitiva.

Podes trazer o exercício do "congelamento cerebral", explicando que quando os nossos cérebros estão sobrecarregados ou nos sentimos cansados, o nosso pensamento pode ficar confuso, como se tivéssemos um "congelamento cerebral".


Podes pedir que se lembrem de situações em que isso aconteceu e que tentem explicar como pode ser um cérebro congelado. Em seguida, guia-os através de um exercício de respiração, convidando-os a fazer respirações profundas e lentas para derreter o congelamento do cérebro e ajudar a recuperar o foco e a clareza.


Lembra-os que, quando se sentirem sobrecarregados, podem fazer estes exercícios - a qualquer altura e em qualquer lugar.




Dia Mundial dos Avós (dia 26)


Celebra os lanços entre as crianças e os avós, honrando a sabedoria e o amor transmitidos entre gerações.


Incentiva as crianças a explorar poses que representam qualidades que admiram nos seus avós, como a postura da montanha para força e a postura da cadeira para a estabilidade.


Pode ser interessante incorporar poses de yoga a pares na aula, para depois as crianças levarem consigo e praticarem ao lado dos avós.



Dia Mundial da conservação da Natureza (dia 28)


Este dia é uma oportunidade para destacar a importância de cuidar do planeta e cultivar uma conexão profunda com a natureza.


Podemos começar a aula com uma atividade de atenção plena inspirada na Natureza, incentivando as crianças a visualizarem-se como protetoras da Terra.


Durante a prática de posturas, podemos incluir animais ou outros elementos da Natureza e incutir um sentimento de compaixão por todos os seres vivos.


Também podemos proporcionar conversas sobre consciência ambiental e terminar a aula com um relaxamento guiado focado no envio de energia positiva para a Terra. ✨


Férias e aventura

Que tema pode ser melhor que este?


Guia os pequenotes numa aventura imaginária. Cria uma história que envolva uma jornada de verão, como explorar uma selva, fazer uma caça ao tesouro ou um acampamento. Guia-os através de poses de yoga que correspondam à história, permitindo que eles participem ativamente na aventura.


Quando fiz o meu curso de yoga para crianças, fomos guiadas numa aventura destas. De olhos vendados, encarnávamos animais que seguiam pela floresta, com sons, texturas, cheiros... achei tão incrivelmente estimulante que ainda hoje tenho recordação do som dos sapos que a determinada altura apareciam na narrativa. Adorei! E aposto que os teus yogis vão adorar também!

 

Gostaste das dicas? Deixamos-te ainda mais algumas para complementar estas atividades:

 

Podes guardar este post para veres mais tarde, no teu Pinterest:

Pinterest banner para salvar o post
Salva este post

118 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page