top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Maio

Maio é um mês marcado por uma série de datas significativas que podem ser exploradas nas aulas de yoga para crianças.


Neste mês, há diversas oportunidades para que os mais pequenos possam conectar-se com tópicos importantes, explorando-os através da prática de posturas, das técnicas de respiração e da meditação (e de muita diversão, claro!).


Abelha a voar em direção a flores
Mês de Maio

Entre as datas comemorativas deste mês, destacamos:

  1. o dia do trabalhador,

  2. o dia das mães,

  3. o dia da família,

  4. o dia da abelha e

  5. o dia internacional da meditação.

Cada um destes temas oferece uma oportunidade única para que as crianças possam conectar-se com a natureza, com as emoções e com as pessoas que os rodeiam.


É por isso que vos deixamos algumas dicas que podem ajudar as crianças a compreenderem o significado de cada uma destas datas, e a explorar estes temas de forma lúdica e divertida.


Dia do trabalhador


O dia do trabalhador é uma óptima oportunidade para celebrar as pessoas que trabalham todos os dias para tornar o mundo num lugar melhor. É um dia para reconhecer e agradecer a todas as pessoas que trabalham em diferentes áreas e profissões, como professores, enfermeiros, médicos, bombeiros, polícias, trabalhadores da construção civil, cozinheiros, artistas e muitos outros.

criança disfarçada de trabalhador, com capacete e ferramenta ao ombro
Dia do trabalhador

Neste dia, podemos convidá-los a falar sobre diferentes profissões e explorar o que cada uma destas profissões traz ao mundo e porque são importantes.


Podes, com eles, identificar quais são as características de diferentes profissões e, se já usaste o baralho dos Super Poderes, podem até fazer uma ligação entre as forças de cada um deles é as características das profissões.


Será igualmente interessante explorar o tema da gratidão, deixando que as crianças identifiquem por elas o que há para agradecer a cada um destes profissionais.


Pode ser interessante, também, fazer uma prática de yoga inspirada em profissões: podes pedir às crianças para escolherem a sua favorita e criarem uma prática de yoga baseada nessa profissão. Para dares um exemplo, podes pensar numa prática de yoga de astronauta, com poses inspiradas em flutuar no espaço, ou uma prática de yoga de bombeiro, com poses que enfatizem a força e a coragem.


Podes terminar a aula com uma breve meditação ou relaxamento, enfatizando como cada profissão é importante e podes aproveitar para os guiar numa visualização em que imaginam aquilo que querem servíamos forem grandes.



Dia das mães


O dia das mães celebra-se a 7 de Maio e podemos aproveitar a data para celebrar o amor e a união entre mães e filhos. Portanto, a ideia é encorajar as crianças a divertirem-se e a conectarem-se com esse amor de maneira significativa.


Deixamos-te 2 ideias, uma para o início, outra par o fim da aula:

  1. Momento de gratidão: podemos começar a aula com um momento para reflectir acerca de tudo o que uma mãe faz pelos seus filhos. Podemos trazer algumas frases, em cartões, que deixamos no centro do círculo, e que eles podem ir tirando, à vez, para os fazer refletir e partilhar histórias que tenham vivido com as suas mães. Vale aqui lembrar que podemos alargar o campo não só à mãe mas a outras figuras femininas que desempenhem um papel importante na vida da criança. Avós e outras educadoras são figuras maternas, também.

  2. Presentes artesanais: no final da aula, podemos terminar com um momento de artesanato, onde as crianças podem criar presentes personalizados para as mães (ou figuras maternas nas suas vidas). Entre as várias possibilidades, podemos incluir cartões, desenhos, flores de papel ou qualquer outra coisa que as crianças que ajudem as crianças a acalmar e a entrar num momento pleno, de expressão e de amor.


Dia Internacional da Família


O Dia Internacional da Família, celebrado a 15 de Maio, é a desculpa ideal para uma aula de Yoga para toda a família.


Uma aula destas pode ser uma experiência incrível para todos: além de convidar toda a gente à prática física, são momentos destes que proporcionam o fortalecimento de laços familiares. Durante toda a aula, há oportunidade para construir mais conexão, para criar momentos únicos em família e estar no momento presente.


Foi a pensar em tudo isto que criámos o baralho de Yoga a Pares, que inclui posturas como a postura do coração. Aliás, este baralho tem 22 posturas (de 3 níveis de dificuldade), com nome e descrição, além da ilustração! De acordo com o feedback que temos tido, é uma ferramenta com traz risadas garantidas. ☺️


Baralho de cartas de yoga a pares
Baralho de Yoga a Pares


Dia Mundial da Abelha


O Dia Mundial da Abelha, celebrado a 20 de Maio, é o dia ideal para demonstrar às crianças o quão importantes estes bichinhos são para o meio ambiente e que, sem elas, não existiria Planeta Terra.


Sabias que, se neste preciso momento, todas as abelhas desaparecessem da face da Terra, só viveriamos por mais 4 anos?


Existem várias maneiras de explicar às crianças a importância das abelhas para o meio ambiente. Deixamos algumas sugestões:

  1. Podemos explicar como as abelhas ajudam a polinizar as plantas, permitindo que elas produzam frutos e sementes. Sem as abelhas, muitas plantas não teriam capacidade de se reproduzir e acabariam por morrer.

  2. Podemos também mostrar como as abelhas estão a ser ameaçadas devido ao uso de pesticidas, às mudanças climáticas e à destruição do seu habitat. E, além de lhes mostrar o problema, mostrar a solução - que tal plantarem flores em conjunto, durante a aula?

  3. Além disso, mostrar às crianças como as abelhas trabalham juntas na colmeia, para produzir mel e cera, pode ajudá-las a entender a importância da cooperação e do trabalho em equipa.


Por fim, nada como mostrar que, sempre que estiverem em situações mais difíceis, podem usar a respiração da abelha para se acalmarem.


ilustração de uma menina a fazer a respiração consciente
Respiração da Abelha

Senta-te numa posição confortável.

Respira calmamente.

Enquanto expiras, mantém a boca fechada e faz um longo ‘bzzzzzz’, imitando o som da abelha enquanto voa pelo jardim.

Inspira novamente de boca fechada e expira, imitando a abelha.

Repete.




(esta respiração é um dos exercícios de respiração consciente incluídos no nosso baralho.)



Dia Internacional da meditação


Para celebrar o dia da meditação, a 21 de Maio, podemos mostrar às crianças que há diferentes formas de meditar e convidá-las a refletir o que cada uma destas formas provoca nos seus corpos e mentes:

  1. Prática de meditação guiada: podemos guiar uma meditação simples e acessível pode ajudá-las a sentir os benefícios da meditação. É importante lembrar que a meditação não precisa ser longa ou complicada, pode ser algo tão simples como contar a respiração. Além disso, é muito interessante deixar que eles digam aquilo que sentiram, pelas suas próprias palavras.

  2. Prática de yoga: forma de meditação, em movimento. Podemos incluir posturas que ajudem as crianças a concentrarem-se na respiração e no corpo, como a postura da criança ou a postura do gato e vaca. Asanas simples, para as ajudar a relaxar e a estar no momento presente.

  3. Exploração sensorial: a meditação também pode ser uma forma de explorar os sentidos. Por exemplo, a prática de mindfulness, ou atenção plena, pode envolver a observação das sensações no corpo, ouvir os sons que nos rodeiam ou saborear alimentos com atenção plena.

  4. Visualização guiada: podemos pedir-lhes para imaginarem um cenário ou situação agradável. Por exemplo, pedir-lhes para imaginar-se em uma praia ou num jardim pode ajudá-las a relaxar e a reduzir o stress.

  5. Criação de mandalas: meditação e expressão criativa numa atividade só. Levamos papel, lápis de cor e materiais de artesanato para que as crianças possam criar as suas próprias mandalas. Podes também convidá-los a trazer elementos da Natureza e a cosntruir uma mandala gigante, em grupo.

Todas estas atividades devem ser adaptadas à faixa etária das crianças, mas, em geral, quanto mais simples, melhor. O importante será a reflexão e a partilha - e as partilhas são, por norma, surpreendentemente mágicas.


 

Gostaste das dicas? Deixamos-te ainda mais algumas para complementar estas atividades:

464 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page