top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Outubro

Atualizado: 22 de out. de 2023

O mês de Outubro está aí, e é um mês repleto de ocasiões especiais que podem ser incorporadas de maneira criativa e significativa nas aulas de Yoga Kids.


Vamos explorar seis temas que vão trazer diversão, aprendizagem e consciência às práticas de yoga e mindfulness. Prepara-te para uma jornada única de conexão entre corpo, mente e mundo ao nosso redor! 🌈🧘‍♀️


Menina disfarçada de bruxa em festa de Halloween
Temas para Outubro

Para isso, este mês, escolhemos os seguintes temas:

- Dia Mundial da Música (1 de Outubro) 🎵

- Dia Mundial dos Animais da Quinta (2 de Outubro) 🐄

- Dia Internacional da Não-Violência (2 de Outubro) 🌍

- Semana Mundial do Espaço (4 a 10 de Outubro) 🚀

- Dia Mundial do Combate ao Bullying (20 de Outubro) 🤝

- Halloween (31 de Outubro) 🎃


Deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar as crianças a embarcar em novas jornadas com curiosidade, alegria e muita criatividade!



Dia Mundial da Música (1 de Outubro) 🎵


Explora o mundo da música através das posturas, movimentos criativos e atividades de mindfulness, promovendo a expressão individual e a conexão com a arte da música.


Podes começar por perguntar às crianças quais são as suas músicas favoritas e como a música as faz sentir.


Durante a aula podes tocar diferentes estilos de música e incentivar os teus pequenotes a moverem-se livremente de acordo com o ritmo e o clima de cada música. Usa palavras de encorajamento para os incentivar a expressarem a alegria e criatividade através da dança.


Também podes criar um baralho de instrumentos musicais e pedes a cada yogi para escolher uma carta e criar uma pose que imite o instrumento.

Em grupo, apresentem as poses e façam uma "orquestra" de posturas, onde cada criança toca seu instrumento.



Dia Mundial dos Animais da Quinta (2 de Outubro) 🐄


Explora o mundo dos animais da quinta através de posturas que imitam os seus movimentos. Leva as crianças numa aventura imaginária pela quinta, incentivando-as a conectar com a natureza e com estes animais.


Podes apresentar diferentes animais da quinta, como galinhas, vacas, porcos e patos e criar uma postura para cada um deles. Pode ser interessante guiar os yogis, realizando uma "expedição" pela quinta, e alternando entre as posturas dos diferentes animais.


No final, pede para partilharem o animal da quinta com o qual mais se identificaram. Cada um pode explicar por que escolheu esse animal e como se sentiu ao praticar a postura.



Dia Internacional da Não-Violência (2 de Outubro) 🌍


Esta aula de yoga para o Dia Internacional da Não-Violência é uma maneira maravilhosa de introduzir o princípio do Ahimsa às crianças e incentivá-las a agir com compaixão e respeito.


Podes aproveitar o primeiro Yama, que nos convida a não causar dano a nós mesmos, aos outros ou ao mundo. Aproveita para convidar a refletir como a não-violência pode criar um mundo mais pacífico e harmonioso.


Este tema é tão importante e tão bonito que decidimos criar um plano de aula inteiro dedicado a ele, disponível nos materiais da subscrição mensal e anual.



Semana Mundial do Espaço (4 a 10 de Outubro) 🚀


Leva as crianças numa jornada pelo espaço sideral com poses de yoga que imitam planetas, estrelas e astronautas. Explora a vastidão do universo e inspira a curiosidade sobre o cosmos.


Apresenta os diferentes planetas do sistema solar e cria posturas que imitem as características únicas de cada planeta. Por exemplo, para Júpiter, as crianças podem estender os braços e rodopiar, imitando os anéis do planeta. Explora as poses individualmente ou numa sequência de "viagem" pelos planetas.


Temos a certeza que eles vão adorar ser astronautas por um dia!



Dia Mundial do Combate ao Bullying (20 de Outubro) 🤝


O objetivo é criar um ambiente seguro e solidário, onde as crianças possam aprender sobre a importância de combater o bullying e promover a amizade e o respeito mútuo.


Inicia uma discussão aberta sobre o que é bullying, como se sentem as pessoas alvo de bullying e como podemos ajudar a combater a situação.


Podes pedir em círculo que cada criança compartilhe algo de positivo sobre o colega ao lado. Isso ajuda a construir a confiança e a promover a gentileza entre eles.


Podem construir uma história coletiva onde as crianças criam personagens que enfrentam situações de bullying e as superam com coragem e empatia. Ou podes levar uma história com o assunto é pedir que façam role-play para empatizarem com as personagens da história.


Também podem construir uma colagem "Juntos Contra o Bullying": leva revistas antigas, tesouras e cartolina e um grande pedaço de papel craft ou algo do género. Pede para recortarem imagens e palavras que representem a amizade, o respeito e a diversidade, e criarem uma colagem coletiva. Se for possível, podem deixá-la numa parede para manter estas ideias presentes.


O princípio do Ahimsa continua a fazer todo o sentido trazer para uma aula sobre bullying. Podes trazer à memória a aula anterior e pedir que façam uma reflexão sobre bullying e ahimsa.


No nosso plano sobre este tema temos mais que uma proposta para a aula. Por isso, podes explorar ambas as propostas durante este mês, festejando estes dois dias.



Halloween (31 de Outubro) 🎃


As crianças adoram o Halloween! Apesar de ser uma época supostamente assustadora, que não gosta de se mascarar e incorporar o espírito desta época?



Incorpora a diversão do Halloween com o amado Baralho do Sr. Abóbora. Usa as cartas para criar uma aventura temática, onde as crianças podem tornar-se personagens mágicos e explorar um mundo místico com a ajuda do Sr Abóbora.




 


Celebrar estes temas nas aulas de Yoga Kids permite que as crianças aprendam, explorem e se conectem com o mundo de maneira mais consciente. Cria momentos inesquecíveis, promove e fortalece a compreensão de valores positivos.


Junta/os, vamos fazer de Outubro um mês de aprendizagem, diversão e crescimento através das aulas de Yoga Kids. 🌟🧘‍♂️🎉


Mergulha num mês cheio de inspiração e exploração com estes temas! 🌟🧘‍♀️✨

287 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page