Hoje, trazemos uma aula que pretende estimular não só está ideia de renovação e crescimento mas também a ideia de respeitar ritmos - tudo a seu tempo (as novas folhas só podem nascer depois das velhas caírem, e isso demora vários meses).
Ao celebrar a primavera e o crescimento na natureza, as crianças podem aprender a valorizar suas próprias jornadas de crescimento e a renovar a vida de maneira positiva e saudável.
Esta aula é indicada para todas as idades, idealmente para grupos dos 4 aos 11.
Materiais que podes levar para os ajudar a entrar mais no tema
Coluna ou Telemóvel, com sons próprios da Primaver. No YouTube encontras alguns!
Páginas temáticas como folhas impressas com vasos que eles podem colorir e desenhar.
Lápis de cor ou outros elementos para decorar a folha, como pétalas, por exemplo.
Começa com um círculo de conexão
Começa a aula com um pequeno exercício de check-in, para ver como estão as emoções. Depois, explica o tema da aula e por que é que a Primavera é uma época especial do ano.
A primavera é uma época de renovação e crescimento na natureza, o que pode ser um grande exemplo para as crianças adoptarem nas suas próprias vidas. Nesta época, as árvores deixam novas folhas brotar, as flores começam a florescer e os pássaros retornam das suas migrações.
Este renascer na natureza pode ser um bom exemplo de como também nós, seres humanos, temos a oportunidade de deixar novas coisas aparecer nas nossas vidas. Como podemos crescer a nível pessoal e renovar as nossas vidas.
Toma partido das posturas
Depois, alguns alongamentos e movimentos leves para aquecimento. Podes fazer algumas saudações ao Sol incluindo alguns detalhes primaveris.
Se sentires que precisam de um exercício mais ativo para aquecer podes jogar ao toque da borboleta:
Começas por seleccionar uma criança para ser a borboleta, e as outras serão as folhas.
A borboleta corre ao redor da sala, enquanto as folhas ficam paradas.
Quando a borboleta tocar numa folha (que não pode correr mas pode desviar-se), a folha transforma-se em borboleta e começa a tocar outras folhas para virarem borboletas.
A última folha a ser tocada será a borboleta inicial no jogo seguinte.
Continua o jogo até todos terem a possibilidade de ser a primeira borboleta.
Com este jogo podem trabalhar juntas além de arranjarem maneiras criativas de não serem transformadas sem sair do mesmo sítio.
Para esta fase, podes usar posturas que simbolizam o crescimento e a renovação, como por exemplo:
Postura da árvore
Como já foi dito, a Arvore é um excelente exemplo de renovação. Ela deixa as folhas irem no Inverno, para criar espavorizara novas e belas folhas, na Primavera.
Podes fazer aqui algumas analogias aos nossos ritmos. Como o facto de ser importante dormir à noite para acordarmos renovados no dia seguinte.
Postura do guerreiro
Podes usar os guerreiros como exemplo do poder de se manterem firmes e fortes enquanto crescem. Mostrando como, tal como as árvores, os guerreiros precisam de raízes fortes (as pernas), para se conseguirem manter na postura.
Ao guiares os pequenotes a entrar nas posturas (nestas em especial), enfatiza a importância da respiração e de como é crucial escutar o corpo para conseguirem entrar nos guerreiros.
Postura da cobra
Podes usar a a curiosidade da troca de pele para explicar que não há mal nenhum em deixarmos coisas que já não nos servem para trás, para dar lugar ao novo.
A ideia é que em todas as posturas os convites a descobrir a importância de seguir o seu próprio ritmo e ouvir o que o corpo precisa para crescer ou entrar na postura.
Como alternativa, podes usar o nosso baralho de Primavera, disponivel em formato digital e em formato físico:
Círculo de relaxamento
Por fim, podes guiar um exercício de relaxamento. Começa por convidar as crianças a sentarem numa posição confortável, de olhos fechados, assegurando-as que é seguro. Se não quiserem fechar os olhos podem fixar um ponto na parede ou no chão.
Começa por os convidar a imaginar um belo dia de primavera, com o sol a brilhar e o ar quente. Pede que imaginem um manto de flores bonitas, de várias cores e tamanhos, a florescer em toda a parte.
Convida a sentirem a respiração: o ar a entrar e a sair pelo nariz, enquanto respiram profundamente. A barriga a expandir e a encolher.
Depois passa às sensações corporais: o ar quente na pele, o sol brilhante no rosto e o vento a bater nos cabelos. Convia a imaginar que cada respiração profunda é uma rajada de ar fresco, que renova o corpo e a mente.
Dá algum tempo para relaxarem e sentirem a primavera a fazer essa renovação por dentro e por fora. Podes pedir para imaginarem que são as flores a crescer, florescendo e renovando.
Por fim, diz para abrirem os olhos e voltarem ao presente e explica que podem levar essas sensações de renovacão e bem-estar consigo, mesmo depois de terminarem o exercício.
Actividade final
Como exercício criativo, podes convidá-los a montar uma mandala com elementos da Primavera. Podes levar tu algumas flores, folhas, etc. ou pedir com antecedência que tragam para a aula 3 elementos.
Para encerrar, dá-lhes a oportunidade de partilhar pensamentos e experiências da aula, além de aproveitares para os encorajar a levar o que aprenderam hoje para as suas vidas.
Divirtam-se!
Segue-nos nos nossos canais: Facebook
Comments