top of page
  • Foto do escritorana neto

Yoga kids: temas para Junho

Junho é um mês de expansão e animação, marcado por uma série de datas significativas que podem ser exploradas nas aulas de yoga para crianças.


Neste mês, há diversas oportunidades para que os pequenos possam conectar-se com temas importantes, explorando-os através da prática de posturas, das técnicas de respiração e meditação e de muita diversão.


crianças na pré-escola
Temas de Junho

Além do dia da criança, destacamos as seguintes datas comemorativas deste mês:

  • o Dia Mundial do Meio Ambiente,

  • o Dia Mundial dos Oceanos,

  • início do Verão,

  • e o dia Internacional do Yoga.


Cada um destes temas oferece uma oportunidade única para que as crianças possam conectar-se com a natureza, com as emoções e com as pessoas que os rodeiam.


É por isso que deixamos aqui algumas dicas que podem ajudar as crianças a compreenderem o significado de cada uma destas datas e a explorar estes temas de forma lúdica e divertida.



Dia Mundial do Meio Ambiente (dia 5)


Promove a consciência ambiental através de atividades que destaquem a importância da natureza e da preservação do meio ambiente.


Se houver tempo e espaço para isso, podem organizar uma limpeza na praia. Assim, não tomam apenas consciência da quantidade de lixo que existe como se tornarão defensores da sua limpeza, educando também os adultos que lhes sejam mais próximos.


Caso não haja oportunidade para algo fora da sala ou ginásio, incentiva a conexão com a natureza através de posturas: podes inspirar-te nos animais (que eles adoram!) ou em árvores e elementos naturais.



Dia dos Oceanos (dia 8)


Explora o tema dos oceanos e a sua importância na vida do (e no) planeta. Podes introduzir posturas de yoga que representam os animais marinhos e incluir atividades criativas, como desenhar ou pintar esses animais, para aprofundar a compreensão sobre a biodiversidade oceânica.


Nós criámos um conjunto de materiais que vão ser os teu maiores aliados numa aula com esta temática: um novo baralho e um livro que inclui as instruções da postura, os benefícios e ainda uma curiosidade sobre cada animal. Agarra já o teu pack na nossa loja!



Início do Verão (dia 21)


O início de uma nova estação é sempre uma óptima oportunidade para trazer consciência aos ciclos e ao que eles trazem aos nossos corpos. O Verão é uma fase de muita energia, os dias são grandes, há mais atividades e disposição para as realizar.


É também uma altura boa para falar do aquecimento global, da falta de água e ensinar alguns comportamentos que devemos adoptar para proteger o planeta.


Podemos aproveitar o clima ensolarado e o ambiente ao ar livre, se possível, realizando a aula num parque, jardim ou praia. Assim temos sempre mais facilidade em trazer a atenção para a natureza.

Podemos começar a aula com uma saudação ao sol, explicando que o solstício do verão marca o dia mais longo do ano e é uma época de energia e luz, convidando-os a canalizarem essa energia positiva através das posturas de yoga.


Na fase das posturas, podemos continuar a explorar os animais dos oceanos. E, na visualização guiada, podemos usar a imaginação dos pequenotes para que viagem a seu lugar de férias favorito. Podem ir a uma praia ensolarada, a um jardim florido ou ao campo. No final, podem expressar a criatividade e conexão com o verão através de mandalas: podes fornecer materiais como flores, folhas, conchas e pedrinhas, e deixá-las criar estes elementos individualmente ou em conjunto.



Dia Mundial do Yoga (dia 21)


E que tal celebrar o poder transformador do yoga com atividades especiais?


Podem começar com uma breve conversa sobre o Yoga, deixando-os dizer o que significa para eles. Quais são as emoções antes da aula? O que sentem durante a prática? O que levam das aulas? Este tipo de reflexão é extremamente importante não só para ti enquanto professora mas também para que eles tomem consciência do que estas sessões lhes trazem. É importante lembrar que tudo é válido e que todos devem sentir liberdade para expressar a sua opinião, mesmo que não gostem muito do Yoga!


Podes deixar depois a aula aberta e dizer que eles hoje é que são os professores. Na fase das posturas, podem ser eles a escolher 3 posturas, em grupos, e a ensinar a sequência aos colegas. No final, podem terminar com um relaxamento que os incentive a observar os resultados da prática no corpo e mente.


 

Estas datas especiais oferecem oportunidades únicas para enriquecer as aulas, proporcionando uma experiência educativa divertida e significativa. Ao incorporar temas relevantes e atividades interativas, estamos a ajudar as crianças a conectarem-se com o mundo que as rodeia e também com o seu rico mundo interior.


Gostaste das dicas? Deixamos-te ainda mais algumas para complementar estas atividades:


 

Podes guardar este post para veres mais tarde, no teu Pinterest:

Banner para guardar post no pinterest
Pinterest

316 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page